Mafalda Lopes segue na Ericeira, Veselko fica pelo caminho
Junta-se na ronda 32 do EDP Ericeira Pro a Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot. Kika Veselko falha passagem por 0,7 pontos. Últimas ondas ditam sortes diferentes.
Mafalda Lopes apurou-se, esta segunda-feira, para a segunda ronda do EDP Ericeira Pro, 5.ª e penúltima etapa do Challenger Series (CS), enquanto Francisca Veselko ficou a 0,7 pontos de continuar em prova e despediu-se na 33.ª posição, distante do 3.º lugar alcançado no ano passado.
Em Ribeira d’Ilhas, Reserva Mundial de Surf, retomado o quadro feminino (heat 5 a 8), a penúltima bateria da ronda 48 foi marcada pela alternância na liderança entre Mafalda Lopes (12,70 pts) e a ex-CT, Nikki Van Dijk (12,04). A derradeira onda surfada (5,53 pts) pela surfista da Costa da Caparica recolocou a portuguesa no topo da bateria nos últimos 10 minutos e carimbou a passagem para a ronda 32.
No fecho da ronda 48 feminina, uma última onda seria igualmente decisiva para a definição das duas surfistas a seguirem em frente, mas o resultado foi contrário às aspirações da outra portuguesa em ação.
Uma nota quase de excelência (8,33 pts) de Tya Zebrowski, líder do Qualifying Series e conhecida de Kika Veselko (11,50 pts) no circuito regional europeu da WSL (Liga Mundial de Surf), roubou o lugar a Veselko.
A jovem francesa de 13 anos, na estreia no Challenger Series, será acompanhada na ronda 32 pela olímpica Taina Hinckel (11,56 pontos) que caiu no heat 7 onde encontrará Mafalda Lopes, Luana Silva, vinda do Circuito Mundial, despromovida ao CS, circuito de qualificação, onde ocupa o 6.º lugar (apuradas as top-5) e Tessa Thyssen, 11.ª do ranking do Challenger Series.