Surf Kelly Slater fora do corte e da disputa pelo título
Kelly Slater ficou fora do cut (corte) do meio da temporada do Circuito Mundial de surf. O 11 vezes campeão do mundo, 51 anos, foi eliminado na ronda 32 em Margareth River, na Austrália, 5.ª etapa do Championship Tour (CT), circuito de elite da Liga Mundial de Surf.
A eliminação frente ao australiano Liam O’Brien (obteve uma pontuação de 15,53 pontos) impediu o veterano surfista americano de somar os pontos suficientes para terminar entre os 22 primeiros do ranking WSL (no feminino são 10).
Slater (14 pts), 26.º da hierarquia, tinha a passagem aos 16 avos na prova australiana, última antes do corte, como requisito mínimo para garantir a continuidade entre a elite do surf mundial no resto da temporada.
Crítico em relação ao modelo de competição de separação de atletas após cinco etapas e do apuramento do campeão mundial numa final, Kelly Slater, embora tenha perdido o comboio da temporada, ainda pode competir nas próximas etapas, por via de wildcard (convite) aos surfistas que tenham ficado fora do cut.
A próxima paragem é justamente o Surf Ranch, parque de ondas na Califórnia, propriedade de Slater. «Conheço uma pessoa lá, vamos ver», disse em entrevista após a eliminação na Austrália e a garantia que não tinha terminado entre os 22 surfistas que seguem no CT. Acresce que a marca por si criada, Outerknown, é patrocinadora do Tahiti Pro, 10.ª e última etapa, pelo que, muito provavelmente, receberá um convite no fim da estrada.
Entretanto, o futuro do GOAT permanece uma incógnita. Sem perguntas e respostas esclarecedoras nesse sentido na entrevista de final da bateria, fica a dúvida. Será que Kelly Slater, que já assumiu querer disputar uma das duas vagas norte-americanas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, agarrará a oportunidade de requalificação por via do Challenger Series (pouco provável de acontecer)? Ou terá sido esta a preparação para a última bateria da carreira que inclui os 11 títulos mundiais e 55 vitórias, além de ser o campeão mundial mais novo e mais velho da história (conquistou o seu primeiro título mundial com apenas 20 anos e o último com 39)?
Após Margaret River, o Circuito Mundial terá mais cinco etapas regulares antes do WSL Finals, em setembro. O evento que definirá os campeões masculino e feminino será em Trestles, na Califórnia, e contará apenas com os cinco primeiros de cada ranking.
Tal como no ano passado, os surfistas que ficam pelo corte têm no circuito Challenger Series a oportunidade de requalificação. As etapas começam precisamente na Austrália, a 6 de maio e terminam em outubro, no Brasil.