Katarzyna Niewiadoma campeã do mundo de Gravel
Polaca foi superior nos últimos 30 km e deixou os restantes lugares do pódio, discutidos ao sprint, para Silvia Persigo e Demi Vollering
A polaca Katarzyna Niewiadoma, de 29 anos, que representa a Canyon/Sram Racing, sagrou-se campeã do mundo de Gravel, impondo-se à italiana Silvia Persico e à neerlandesa Demi Vollering, que completaram o pódio no do segundo Campeonato de sempre, que decorreu, este sábado, em Treviso/Venetto (Itália), na distância de 141 km.
Foi uma corrida intensa com um grupo de 23 ciclistas a ficar na dianteira quando ainda estavam apenas percorridos 23 km e no qual se encontravam as principais candidatas à geral.
O ataque desferido por Niewiadoma a 30 km da meta permitiu que a polaca conseguisse confortável vantagem, que se cifrava em 45s a 15 km do final.
Com a situação controlada, Katarzyana cortou a meta com o tempo de 4.48,45 h, seguida de Persico e Vollering, ambas a 32s e a proporcionaram um animado sprint final. Yara Kastelij (PB, a 1,29 m) foi 4.ª enquanto Lorena Wiebs (PB, a 1,33 m) fechou o top-5.
A prova masculina, de 169 km, decore domingo (09.30 h), tendo entre os 294 ciclistas inscritos e distribuídos por diversas categorias – mas sem nenhum português - figuras como Alejandro Valverde, Wout Van Aert, Matej Mohoric, Gianni Vermeersch, Daniel Oss, Piotr Havik, Quinten Hermans, Daniel Babor, Mattia Di Marchi, Ferran Torrens e Patrick Haller.