Histórias da Volta à França na Netflix

Ciclismo Histórias da Volta à França na Netflix

CICLISMO07.06.202320:25

No dia 8 de junho a plataforma de streaming Netflix, lançará uma série de documentários sobre  Volta à França, intitulada “Tour de France: Unchained” ou “Tour de France; Au coeur du peloton”,  nas quais são contadas as histórias da Volta à França de 2022 e que estará acessível em 190 países.

A notícia da sua produção foi dada a conhecer e março de 2022, com equipas de filmagem incorporadas em várias equipas.

Criada como parte de uma joint venture entre a Quadbox e a Box To Box Filmes, os criadores da F1: “Drive to Survive”, a série oferece acesso exclusivo aos bastidores dos altos e baixos da Volta à França, a France Télévision também contribuiu para a produção.

A série será composta por oito episódios, cada um com a duração de cerca de 45 minutos. Foi originalmente entendido que oito equipas autorizaram o acesso exclusivo às equipas de filmagem da Netflix para a série. Foram incluídas, AG2R-Citroen, Alpecin-Deceuninck, Bora-Hansgrohe, EF Education-Easypost, Groupama-FDJ, Ineos-Grenadiers, Jumbo-Visma e Quick Step-Alpha Vinil, entretanto a página oficial da Netflix diz que apenas sete equipas estão envolvidas, mas não especificando quais.

Como parte da série, os diretores das equipas passaram por entrevistas, muito parecidas com as dos episódios F1: “Drive to Survive”, com Marc Madiot da Groupama-FDJ, que aparece nos trailers.

Vários jornalista a trabalharem em vários cantos do mundo, também foram entrevistados para a série. Entre eles está a apresentadora do Eurosport, Orla Chennaoui, que revelou o seu envolvimento na sua página no Instagram.

Os produtores da série lançaram recentemente três traillers. O primeiro foi exibido no Mobile Live World Congress em Barcelona, no passado mês de março, e mostrou imagens da bicicleta, entrevistas com diretores desportivos e ação nos bastidores.

Em abril de 2023, a Volta à França, a Netflix e as equipas participantes, partilharam um novo trailer de um minuto, que incluía o nome oficial da série documental, “Tour de France: Unchained” e a data do lançamento a 8 de junho. O terceiro trailer foi lançado a 2 de junho, apresentando entrevistas com Wout Van Aert, Fabio Jakobsen, Tom Pidcock e Thibaut Pinot.

É evidente que a história da prova conquistada por Jonas Vingegaard, da Jumbo-Visma, já é bem conhecida dos seguidores do ciclismo.

A série estará disponível para transmissão na Netflix em 8 de junho, coincidido com o Dauphiné Libéré, a principal etapa percursora do Tour.

Segundo consta a Netflix cobriu os custos de produção de 8 milhões de euros para fazer a série, pagando um total de um milhão de euros às diferentes partes envolvidas, com as equipas participantes a receberem cerca de 62.000 euros cada uma.

Poderão ser vistas imagens empolgantes do duelo entre Jonas Vingegaard e Tadej Pogaçar, não se podendo esquecer que a UAE-Team Emirates não quis colaborar com o documentário, situação muito parecida como o que aconteceu nos primeiros anos com a F1, com algumas das principais equipas a colocarem reticencias, mas acabariam por ingressar no grupo, dado o sucesso conseguido pelas séries.

Este ano as equipas de filmagem da Netflix serão de novo incorporadas no pelotão da Volta à França de 2023, para uma segunda temporada de Unchained, desconhecendo-se as equipas que irão participar.