Vela Eduardo Marques na frota ouro dos Mundiais
Mesmo longe do pódio, Eduardo Marques está perto dos lugares que importam nos Mundiais de Haia, ou seja, está dentro das quotas de apuramento olímpico, cuja janela de qualificação para os Jogos de Paris-2024 agora começa nestes campeonatos que reúnem as classes olímpicas nas águas neerlandesas. O velejador português avançou para a frota de ouro na classe ILCA 7, enquanto Santiago Sampaio (82.º) e Lourenço Mateus (90.º) foram relegados para a de prata.
Com um 15.º e um 25.º lugares nas regatas desta terça-feira, Marques é 27.º da geral, com 42 pontos, colocando Portugal como 16.º país, precisamente na derradeira vaga que os Mundiais disponibilizam nesta classe.
Sem conseguir fundear o barco da comissão de regatas, a frota esteve mais de duas horas no mar antes de ouvir o tiro de largada, sendo que as regatas da classe ILCA 6 nem chegaram a realizar-se, pelo que a grega Vasileia Karachaliou, vice-campeã da Europa que compete por Portugal sob autorização da federação internacional, não foi para o mar mantendo o 15.º lugar também elegível para Paris-2024.