NBA Damian Lillard exige sair dos Blazers, LaMelo Ball mantém-se nos Hornets por 260 milhões
Após 24 horas sob a influência do frenesim provocado pela abertura oficial das negociações de jogadores em condição de free agents, com ou sem restrições, o que apenas na primeira hora de mercado provocou um compromisso de novos salários a partir de 2023/24 de mais de 93,9 mil milhões de euros, não deixa de ser curioso que, já hoje, foram duas estrelas sob contrato que provocaram o maior abanão na Liga.
Até porque, entre os principais agentes livres a maioria preferiu manter-se nos seus clubes, salvo o base Fred VanVleet que, após sete temporadas nos Raptors, onde foi campeão em 2018/19, comprometeu-se com os Rockets para as próximas três épocas por 130(!) milhões de dólares (119,42 milhões de euros). Até ao momento, apenas Jerami Grant, 5 anos/160 milhões (147 milhões), recebeu mais para se manter nos Blazers.
Quem parece estar decidido a jogar noutro lugar que não em Portland, confirmando os rumores das últimas semanas, é mesmo Damian Lillard. Depois de 11 épocas ao serviço dos Trail Blazers, por quem foi sete vezes All-Star, o explosivo base terá exigido ser trocado.
Os Heat, com Jimmy Butler a fazer pressão para que o negócio aconteça através de terceiros - não o pode fazer publicamente sem ser multado por Lillard estar sob contrato -, parecem ser o destino mais desejado. Os campeões de Este estarão dispostos a incluir Tyler Hero e possivelmente até Duncan Robinson na transferência para que esta aconteça, mas Nets, 76’ers, Spurs e Clippers também já se mostraram interessados em fazerem propostas.
Horas mais tarde, surgiu a outra grande novidade. Os Hornets, prestes a serem vendidos por Michael Jordan, estarão a finalizar a prorrogação de contrato com LaMelo Ball por 5 anos e 260 milhões (238,83 milhões de euros). A acontecer, o base manter-se-á em Charlotte até 2028/29.