Ciclismo: Vingegaard termina época com o prémio Velo D’Or
Demy Vollering distinguida no feminino, enquanto Mathieu Van Der Poel foi o melhor das Clássicas
O dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) com 26 anos e a neerlandesa Demy Vollering (SD Worx) com a mesma idade, foram premiados com o Velo D’Or, distinção atribuída anualmente pela revista francesa Velo Magazine e jornal L´Equipe, numa iniciativa que data desde 1992 e reúne as votações de 42 jornalistas de 25 países.
A cerimonia que decorreu na noite de domingo no Pavilhão Gabriel em Paris, não contou com a presença de Jonas Vingegaard (encontra-se de férias com a família) que seria a estrela da noite ao somar 142 pontos, seguido de Mathieu Van Der Poel com 133 e Tadej Pogaçar com 126 pontos.
Nas mulheres Demi Vollering obteve 171 pontos, seguida de Lotte Kopecky com 139 e Annemiek Van Vleuten com 99 pontos.
Além da Volta à França, Jonas Vingegaard venceu o Dauphiné Libéré, Volta ao País Basco, O Gran Camiño, foi 3.º no Paris – Nice, uma etapa na Volta à França e outra Volta à Espanha. Demi Vollering conquistou a medalha de bronze nos mundiais de Gravel, vencedora de duas etapas e geral na Volta à Romandia, 2.ª no mundial de fundo, vencedora de uma etapa e geral na Volta à França, campeã nacional de fundo e segunda no contrarrelógio, duas etapas e geral na Volta a Burgos, duas etapas e geral no Volta ao País Basco, vencedora da Liége-Bastogne-Liége, Fleche Wallonne, Amstel Gold Race, Travers de Flandres e Strade Bianche.
A grande novidade no Velo D’Or deste ano, foi a introdução do novo prémio denominado Eddy Merckx para o melhor classicómano da temporada (corridas de um dia) que premiou Mathieu Van Der Poel (Alpecin-Deceuninck). Os corredores franceses não foram esquecidos, Christophe Laporte (Jumbo-Visma), foi considerado o melhor ciclista francês do ano, Pauline Ferrand-Prévot a melhor ciclista gaulesa nas restantes disciplinas olímpicas.
O Velo D’Or considerado equivalente à BOLA de Ouro no futebol, ficou marcada pela ausência do vencedor que através de um vídeo admitiu o orgulho pela conquista.
«É uma honra receber este prémio, prometo honrar esta distinção em plena estrada em luta com os meus amigos e adversários de circunstância. Lamento a ausência na cerimonia, mas tentarei nas estradas do onde irei competir justificar o voto de todos aqueles que confiaram em mim», resumiu.