Challenger Series: Armada lusa começa em força

Surf Challenger Series: Armada lusa começa em força

SURF18.05.202313:25

Miguel Morgado

FOTO: WSL CREDITOS Matt Dunbar

Foi um dia (madrugada em Portugal) profícuo para quatro surfistas portugueses que competiram no Sidney Surf Pro, segunda etapa do Challenger Series 2023, circuito de qualificação para o Championship Tour (CT 2024), a decorrer em North Narrabeen, na Nova Gales do Sul, Austrália.

Frederico Morais, Yolanda Hopkins, Francisca Veselko e Carolina Mendes passaram à ronda 32, juntando-se a Teresa Bonvalot (top seed e ainda sem competir), na fase que antecede as eliminatórias man on man e woman on woman dos oitavos de final da segunda perna australiana da prova que garante 10 vagas masculinas e 5 femininas para o circuito de elite da Liga Mundial de Surf (WSL).

Kikas, ex-CT, afastou na ronda 64 outro surfista despromovido do circuito mundial (Carlos Muñoz) e entra na água, em minoria, na bateria 1, ao lado de três australianos, Mikey McDonagh, Dylan Moffat e Reef Heazlewood.

Na categoria feminina, Carolina Mendes e Yolanda Hopkins terminaram na segunda posição e enfrentam, respetivamente, Macy Callaghan, Sarah Baum e Ariane Ochoa (heat 3) e Sawyer Lindblad, Nikki Van Djik e Nanaho Tsuzuki (bateria 7).

Kika Veselko liderou a primeira batalha na água e vai enfrentar (heat 7) Isabella Nichols, Tessa Thyssen e Kirra Pinkerton, surfista que esteve no WCT, em 2018 e 2021. 25 minutos antes da campeã mundial júnior, Teresa enfrenta a australiana Kobie Enright e duo brasileiro, Luana Silva e Sophie Medina, irmã do tricampeão mundial, Gabriel Medina.