Surf Caparica Surf Fest: 11.º título consecutivo à vista
Quatro surfistas portugueses, três dos quais na prova feminina, atingiram as meias-finais do Caparica Surf Fest 2023, etapa final do circuito regional europeu (Qualifying Series), número que abre boas perspetivas para uma vitória portuguesa em “casa” para o último dia do QS regional europeu 2022/2023, a decorrer no sábado (chamada marcada para as 9h00).
No quadro feminino, a experiente francesa, Pauline Ado, 32, defronta, nas meias, a portuguesa Yolanda Hopkins e só ela poderá impedir a 11.ª vitória consecutiva de surfistas portuguesas no circuito de qualificação da Liga Mundial de Surf (WSL), percurso iniciado em 2021, exatamente no mesmo local, na Praia do Paraíso, Costa da Caparica, Almada, por Teresa Bonvalot, vencedora também no ano passado.
Eliminada nos quartos de final por Francisa Veselko, recém-campeã mundial júnior, Bonvalot, a preparar a temporada do Challenger, 2.ª divisão mundial, terminou em 5.º e deitou por terras as aspirações de atingir o hat-trick na Caparica. Kika Veselko defrontará Mafalda Lopes, duas surfistas treinadas por Rodrigo Sousa.
Na competição masculina, Vasco Ribeiro chega ao último dia após um percurso imperial nas ondas da Caparica (quatro vitórias nas quartas baterias surfadas, a última ao afastar (14,33 pts) o basco Adur Amatriain. Ribeiro terá pela frente o francês Justin Becret. Na outra meia, defrontam-se Teva Bouchgua (Marrocos) Marco Mignot (França), que eliminou o compatriota John Duru, com a melhor nota do campeonato (9,83 pontos) e o melhor score combinado da prova (18,66 pts).