BTT: Tiago Ferreira faz história em 581,23 km
O maratonista Tiago Ferreira, 35 anos, esteve presente nos Jogos Olímpicos do Rio 2016

BTT: Tiago Ferreira faz história em 581,23 km

CICLISMO20.06.202415:55

Corredor estabelece nova marca mundial de 24 horas em BTT em Portugal

Tiago Ferreira cumpriu um objetivo inédito ao estabelecer um recorde do mundo da maior distância cumprida em BTT no período de 24 horas em Portugal, nada mais nada menos do que 581, 23 km.

Quatro anos depois do seu primeiro recorde do mundo em bicicleta de montanha, o atleta Red Bull partiu de Oliveira de Azeméis e pedalou sem parar até chegar a Sagres aos primeiros raios de luz.

O corredor que esteve presente nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, cumpriu a maior distância de sempre em BTT, rolando maioritariamente em caminhos de terra. Este feito foi acompanhado pelos comissários da Official World Record Association que irão certificar a nova marca mundial alcançada a uma média de 29 km/h. O percurso fez-se no sentido norte-sul pelo interior do país, com passagem por Albergaria-a-Velha, Condeixa, Ansião, Fátima, Santarém, Azambuja, Vila Franca de Xira, Entroncamento e Santiago do Cacém - encontrando a costa atlântica a partir de Porto Côvo. Almograve, Zambujeira do Mar, Odeceixe e Sagres foram os últimos pontos do traçado.

Tiago Ferreira pedalou durante 24 horas sem parar

Durante as 24 horas de esforço constante, Tiago Ferreira, 35 anos, enfrentou uma variação de temperaturas entre os 12 e os 25 graus centígrados, com chuva forte durante cerca de hora e meia. «É mais um sonho que consegui concretizar! O desafio acabou por se revelar muito mais duro do que o previsto, sobretudo devido à tempestade que enfrentei a meio do percurso - com chuva, frio e muita lama - algo que não esperava encontrar nesta altura do ano», explicou o atleta de Viseu, que tem um percurso recheado de vitórias na modalidade de BTT Cross Country Maratonas. Depois de nove títulos de Campeão Nacional e títulos de Bicampeão Europeu e Campeão do Mundo, o atleta de Viseu somou ainda várias vitórias em provas da Taça do Mundo UCI (XCM) e na lendária Volta à Catalunha. Esteve também presente no Brasil, em 2016, nos Jogos Olímpicos.