Snooker Boavista é campeão nacional
Com uma equipa capitaneada por Nuno Couto e composta ainda pelo australiano e antigo profissional Vincent Calabres, e pelo campeão nacional individual da época 2022/23, Carlos Correia, o Boavista conquistou na tarde deste domingo o título de campeão nacional por equipas, ao vencer na final da prova, organizada pela Federação Portuguesa de Bilhar, no Hotel das Termas da Curia (Anadia) a formação da Sanjoanense/InLine Snooker por 3-1.
Numa final arbitrada pelos árbitros internacionais portugueses Miguel Santos e Vítor Augusto, a formação de São João da Madeira, capitaneada por Tiago Silva, e composta ainda por Joel Novo, Jorge Silva e Ricardo Silva, viu-se em desvantagem (0-1) com a vitória do ‘axadrezado’ Nuno Couto ante Tiago Silva, mas, na mesa ao lado, o triunfo de Joel Novo sobre Vincent Calabrese (1-0, jogos de um ‘frame’) permitiu o 1-1 e relançou a emoção na Curia.
A vitória, contudo, começou a desenhar-se para a formação do Bessa no terceiro encontro, a pares, que o Boavista venceu, voltando a liderar o marcador, então por 2-1. O 3-1 chegou com a vitória de Vincent Calabrese sobre Tiago Silva.
Nas meias-finais, a formação do Porto batera a Académica de Coimbra – vencedora, na sexta-feira, dia 14, da Taça de Portugal, com Ricardo Salgado Diogo Badalo, Guilherme Lemos, Edgar Sampaio e Ricardo Sal - por 3-1, e a Sanjoanense/InLine Snooker vencera a FreeBall (Renato Rocha, Pedro Rocha e João Silva), também por 3-1.
Durante o dia de sábado, na Fase de Grupos, os novos campeões nacionais por equipas haviam vencido a formação B da FreeBall e o Clube de Bilhar de Vendas Novas, ambos por 3-1.
Notável já havia sido o registo do Boavista durante a época regular, na zona de qualificação de Braga, Porto e Aveiro: 14 vitórias noutros tantos encontros e pleno de 42 pontos com sete outras equipas, com 42 ‘frames’ ganhos e nove parciais concedidos.