Atleta olímpica britânica mais condecorada banida dos Jogos por chicotear cavalo
Charlotte Dujardin ganhou seis medalhas olímpicas, três delas de ouro
Foto: IMAGO

Atleta olímpica britânica mais condecorada banida dos Jogos por chicotear cavalo

Vídeo polémico levou Federação Equestre Internacional a suspender por seis meses Charlotte Dujardin, que se mostrou «profundamente envergonhada»

Charlotte Dujardin, atleta olímpica mais condecorada do Reino Unido, foi banida dos Jogos Olímpicos de Paris depois de ter sido divulgado um vídeo em que são visíveis maus tratos a um cavalo.

As imagens reveladas pelo programa Good Morning Britain, mostram a seis vezes medalhada olímpica em dressage a chicotear um cavalo nas patas com um chicote longo enquanto liderava uma sessão de treino de um jovem há quatro anos.

Segundo o advogado Stephan Wensing, que representou o aluno quando decidiu apresentar queixa contra Dujardin, a instrutora «chicoteou o cavalo mais de 24 vezes no espaço de um minuto... como um elefante num circo».

A divulgação do vídeo levou a Federação Equestre Internacional (FEI) a suspender provisoriamente, por um período de seis meses, a atleta de 39 anos, por «conduta contrária aos princípios do bem-estar dos cavalos».

A proibição de competir «permanecerá enquanto decorre a investigação e os procedimentos disciplinares», segundo o organismo, o que afasta a atleta dos Jogos, posição também assumida pela própria, que anunciou a «retirada de todas as competições enquanto decorre o processo».

«O que aconteceu não reflete o modo como treino os meus cavalos ou ensino os meus alunos, de qualquer forma não há desculpa. Estou profundamente envergonhada e deveria ter dado um melhor exemplo naquele momento», declarou Dujardin em comunicado.

Alertamos que as imagens podem ferir a suscetibilidade dos leitores mais sensíveis