Zanocelo pronto para o Benfica: «Treinámos a semana inteira para fazermos um grande jogo»
Vinícius Zanocelo celebra um golo apontado pelo Estoril (invalidado instantes depois) pela Liga de futebol. Foto: Estoril Praia SAD.

Zanocelo pronto para o Benfica: «Treinámos a semana inteira para fazermos um grande jogo»

NACIONAL09.03.202409:00

Em entrevista a A BOLA, médio abordou a sua integração no Estoril, onde se sente em casa desde que chegou, em janeiro; mostrou-se pronto para surpreender a Luz e derrotar o amigo Marcos Leonardo

Vinícius Zanocelo protagoniza uma integração imediata no Estoril: estreou-se poucos dias após a sua chegada e ganhou espaço no meio-campo dos canarinhos, numa adaptação plena às ideias de Vasco Seabra. Em véspera de defrontar o Benfica, o brasileiro está apostado em surpreender e, se puder…marcar na Luz, ajudando o clube da Linha de Cascais, que reforçou por empréstimo.

Foi anunciado no dia 30 de janeiro e estreou-se logo no dia seguinte, frente ao Rio Ave. Esperava um impacto tão imediato na equipa?

Fico muito feliz por estar aqui no Estoril, a minha última partida oficial tinha sido em junho. As conversas demoraram mais um pouco porque o Santos ao início não me queria libertar, mas fiz tudo para estar aqui. A adaptação foi rápida e fico feliz pela forma como fui recebido aqui, com o grupo, o staff, o mister…todos me receberam muito bem e isso ajudou-me muito.

Chegou ao clube para ocupar a vaga do
Koba Koindredi, que foi vendido ao Sporting nesta janela de mercado. Sentiu isso como pressão ou como incentivo?

Acho que é um incentivo, não é? Apesar de jogarmos na mesma posição, vejo que eu o Koba temos características muito diferentes, mas é um grande jogador, já ouvi falar bastante dele aqui no grupo e merece tudo o que está a acontecer na carreira dele, tem o nosso apoio aqui para que continue a ter muito sucesso.

Além do Vinícius, o Estoril contratou também João Basso junto do Santos. A presença dele também facilita?

Sim, com certeza! No ano passado, não estávamos juntos (ndr: Zanocelo estava cedido ao Fortaleza quando Basso chegou ao Santos), mas neste início de ano sim e neste pouco tempo em que estou no Estoril ele tornou-se um amigo. Foi bom para a adaptação, porque em todas as dúvidas que tinha eu tinha um amigo a quem fazer as perguntas, tirar dúvidas. Ele está a ser muito importante nesse processo, até pelo longo tempo que ele já passou aqui em Portugal.

João Basso e Vinícius Zanocelo, ambos contratados por empréstimo pelo Estoril junto do Santos. Foto: Estoril Praia SAD.

É detentor de um percurso muito seguro no Brasil, onde já disputou competições de renome como a Copa Libertadores e a Sul-Americana. Deu-lhe a experiência necessária para vingar na Europa?

Com certeza. O meu período no Santos foi muito bom para mim, pelos minutos que tive, tenho quase 100 jogos pelo Santos (ndr: 79 a nível oficial) e isso preparou-me bastante para chegar à Europa bem, cascudo. Sempre tive o sonho de chegar à Europa mas olhando para trás, talvez se viesse antes eu não estaria preparado como estou hoje, sinto-me preparado para estar aqui, até pela adaptação que passei aqui e esse processo no Santos ajudou-me bastante. Estive em jogos grandes, campeonatos grandes, e isso preparou-me para estar aqui hoje.

Este sábado, frente ao Vitória de Guimarães, quase marcou o primeiro golo perante os adeptos do Estoril, mas o lance foi anulado. Sente que esse golo está próximo?

Já fiz golo contra o Vizela (ndr: fora de casa) e uma característica que tenho é de ser forte na bola parada. Espero que esse golo esteja próximo, não vejo a hora de comemorar com os nossos adeptos!

Irá agora jogar no Estádio da Luz perante o Benfica, campeão nacional em título, mas que ainda em janeiro o Estoril conseguiu derrotar na meia-final da Taça da Liga, após penáltis. Voltar a travar o Benfica é possível?

Nós trabalhámos e treinámos para isso a semana inteira, para fazermos um grande jogo contra o Benfica. Será um jogo diferente, porque a final four foi em estádio neutro, agora será no Estádio da Luz, é a casa deles e por isso será diferente, mas nós estaremos preparados.

Mateus Fernandes «vai figurar nas principais equipas da Europa»

Vinícius Zanocelo forma dupla de meio-campo com Mateus Fernandes e, não esconde a admiração pelas capacidades do colega - o brasileiro não tem dúvidas de que se encontra perante «um craque». «O Mateus é um craque, desde os meus primeiros treinos aqui que o digo e até comentei com os meus agentes, que o Mateus é realmente um craque e não tenho dúvidas de que daqui a alguns anos vai estar a figurar entre as principais equipas porque é muito acima da média e é fácil jogar com jogadores do nível dele», declara o centrocampista, que já cumpriu seis jogos pelo Estoril, cinco deles ao lado de Mateus.

Reencontro na Luz com o amigo Marcos Leonardo…para vencer

O embate entre Benfica e Estoril colocará o reencontro de Vinícius Zanocelo com Marcos Leonardo, amigo e antigo companheiro a quem deseja tudo de bom…menos este domingo. «Fico feliz por encontrar o Léo, passámos muito tempo juntos no Santos e conhecemo-nos bem dentro de campo. Que ele continue a ter muito sucesso, torço por ele, estou feliz por onde ele chegou e pelo sucesso dele, mas não neste jogo», afirmou, sorrindo e esperando que quem vença seja o Estoril e, se possível, com golo da sua autoria: «amén», afirmou de imediato Vini, como é conhecido, perante essa possibilidade de gelar a Luz.

Marcos Leonardo, ponta de lança do Benfica (IMAGO / Maciej Rogowski)