Youth League: leõezinhos dão cartas na Áustria
Sporting venceu Sturm Graz (3-1), soma sete pontos em três jogos, marcou sete golos e sofreu três. Presidente Frederico Varandas e diretor desportivo Hugo Viana estiveram presentes
Com o presidente Frederico Varandas e o diretor desportivo Hugo Viana presentes, apesar da distância de quase 200 quilómetros do estádio onde, a partir das 20 horas, a equipa principal entra em campo, o Sporting venceu e convenceu diante dos austríacos do Sturm Graz, por 3-1.
O Sporting soma, assim, mais dois pontos fora de casa, depois de ter ganho ao PSV (2-0), em Eindhoven e agora, na Áustria, os leõezinhos voltam a coroar a exibição com uma vitória por 3-1, com Gabriel Silva a ser a figura de destaque, com um bis, depois de Denilson Santos ter inaugurado o marcador logo aos quatro minutos.
Veja o primeiro golo do Sporting.
Os verdes e brancos estiveram a maior parte do tempo a mandar no jogo, sempre com mais posse de bola e a visar a baliza dos austríacos que, a perderem por 0-2, conseguiram equilibrar antes do intervalo, reduziram, mas a equipa orientada por Tiago Teixeira soube manter a calma e frieza para segurar as rédeas e o resultado.
Eis o segundo golo dos leões.
Mesmo em desvantagem, os austríacos conseguiram, a partir da meia-hora de jogo, equilibrar a partida, chegando mesmo ao golo, num remate de calcanhar de Ilic (34'), que acabou por surpreender guardião Miguel Gouveia.
Na segunda parte os leões entraram a todo o gás, foram empurrando o adversário às 'cordas', criaram oportunidades, Gabigol - como Gabriel Silva é conhecido fruto do seu instinto matador - bisou e deu à equipa o conforto necessário no marcador para, mesmo com alterações nas equipas e uma fase menos bonita, com muitas faltas e consequentes paragens, conseguir nunca perder o pulso ao jogo.
E o terceiro também teve a assinatura de Gabriel Silva.
Recorde-se que à semelhança das alterações na Liga dos Campeões, a Youth League vai disputar-se sob o mesmo sistema de liga única, mas apenas ao longo de seis jornadas (três em casa e três fora) – e não oito como na Champions. Desta forma, a equipa de sub-19 terá como adversários os mesmos clubes da equipa principal, mas apenas as sorteadas nas primeiras seis jornadas.
O que não muda na Youth League é a existência simultânea do Caminho dos Campeões Nacionais, onde até ao final do ano os campeões nacionais de juniores de todas as 52 federações membro na UEFA disputarão uma fase, em sistema de taça, com três rondas de jogos a duas mãos. Assim, os 22 apurados do Caminho da UEFA Champions League e os dez vencedores finais do Caminho dos Campeões Nacionais encontrar-se-ão na fase a eliminar, ou seja, nos 16 avos de final.
Eis o calendário do Sporting nesta prova para o mês de novembro: Manchester City (dia 5) e Arsenal FC (a 26), ambos no Estádio Aurélio Pereira (às 13 horas).