Xavi inconformado: «Perdemos dois pontos»

Barcelona Xavi inconformado: «Perdemos dois pontos»

INTERNACIONAL11.04.202300:21

O treinador do Barcelona, Xavi Hernández, manifestou o seu inconformismo pelo ‘nulo’ (0-0) averbado pela formação que orienta na noite desta segunda-feira, no Camp Nou, diante do vizinho catalão Girona – equipa orientada pela antiga glória ‘merengue’ Michel -, no último jogo da 28.ª jornada da La Liga, com os ‘blaugrana’ a desperdiçarem a hipótese de aumentar para 15 pontos a vantagem para o segundo classificado, o Real Madrid (surpreendido nesta ronda no Bernabéu pelo Villarreal, 2-3), quando faltam dez rondas para terminar a competição: têm 13 pontos de avanço.

«Não nos saíram as coisas. Foi uma oportunidade perdida [de alargar o avanço sobre o Real Madrid, de 13 para 15 pontos, caso tivessem vencido]. Somámos um ponto, mas creio que perdemos dois pontos», afirmou Xavi, no final do encontro em Barcelona, aos jornalistas, na conferência de imprensa realizada logo após o final, no Camp Nou.

«Ficámos desconfortáveis com esta situação privilegiada, mas temos de manter a cabeça fria e continuar tranquilos para vencermos a Liga. Mas tudo custo muito, e há que valorizar as coisas. O objetivo principal é sermos campeões, e quanto a isso estamos bem encaminhados. Estamos na luta, e queremos consegui-lo», afirmou Xavi, citado pelo diário desportivo catalão El Mundo Deportivo.

«Quando não ganhar, e ainda para mais em tua casa, tendo a possibilidade de os [ao Real Madrid] deixar a 15 pontos de distância… mas há que encarar tudo de maneira positiva. Se no início da época me tivessem dito que a dez jornadas do final do campeonato teríamos 13 pontos de avanço deles, teria assinado com sangue», resumiu o técnico catalão e antiga glória ‘culé’ e da ‘la roja’ nos relvados, após o ‘nulo’ ante a formação orientada por outra antiga estrela, mas dos ‘merengues’, Michel.

«O que interessa é sermos campeões. Estamos em muito boa situação para o conseguir. Depende da maneira que quiserem interpretá-lo: eu vejo-o como positivo. Tentámos de todas as maneiras e feitios os golos e a vitória, num jogo correto, tivemos muitas oportunidades de golo desperdiçadas, suficientes para termos vencido uma grande equipa. Estivemos muito bem na pressão alta, faltou a calma na finalização para conseguirmos ao menos um golo», foi a análise fria de Xavi Hernández aos 90’ no Camp Nou.

«É claro que não nos damos por satisfeitos nem podemos considerar positivo conseguir apenas um ponto num jogo disputado em nossa casa, mas temos 13 pontos de vantagem para o segundo classificado a dez jornadas do final da Liga. Há que mudar a dinâmica, descansar e começar a preparar o jogo da próxima ronda, em Getafe. Mas creio que merecíamos a vitória ante o Girona, insistiu Xavi.

«Sabíamos que o Girona é uma bela equipa e trabalha muito bem a construção de jogo e saída com bola. Michel é um grande treinador, e complicaram-nos sobremaneira a vida neste jogo. Se tivéssemos marcado um ‘golito’ antes do intervalo, a história do jogo teria sido outra», concluiu um Xavi inconformado com a ‘árvore’ (o empate) mas dominador da ‘floresta’: liderança destacada do campeonato, ainda assim.