Vítor Bruno e a separação com Sérgio Conceição: «Passei por muito sofrimento»
GRAFISLAB

Vítor Bruno e a separação com Sérgio Conceição: «Passei por muito sofrimento»

NACIONAL07.06.202415:30

Técnico realizou a primeira conferência como treinador do FC Porto; revelou ainda dois elementos da sua equipa técnia

Vítor Bruno foi oficialmente apresentado esta sexta-feira, no Estádio do Dragão, como novo treinador do FC Porto e comentou a separação com Sérgio Conceição, que admitiu não ter sido nada fácil.

«Podemos olhar para isso como elefante ou formiga [na sala]. Devo dizer que não me sinto nada confortável em relação a esse assunto. Passei uma semana de sofrimento, de grande angústia, e não quero nada alimentar este circo mediático. Fiz o que tinha a fazer no momento próprio e remeto tudo o que tenho a dizer para o que foi lançado em comunicado. Começaram a criar uma novela com capítulos a mais para o guião da verdade. Tenho a minha paz interior garantida, adormeço todos os dias sob o aplauso da minha consciência. Para mim é um não assunto. Tenho muito onde me focar pelo futuro do FC Porto e é isso que quero faze», disse o técnico.

Antes de comentar esse assunto, Vítor Bruno destacou a coragem de André Villas-Boas em escolhê.lo para o cargo de treinador: «Em primeiro lugar, um agradecimento muito sincero ao presidente, pela coragem que teve em traçar um caminho que penso que vai ser de total sucesso. O que posso garantir a si, presidente, é que a coragem que teve, juntamente com a sua administração, é a mesma que vamos devolver na defesa do FC Porto. Essa é a minha garantia. A partir daqui é mãos à obra, lutar juntos, entrelaçados, entranhados uns nos outros e lutar por aquilo que vai ser o sucesso do FC Porto.»

Depois, Vítor Bruno proporcionou um pequeno momento de humor: «Numa primeira abordagem muito honesta, é o desconforto de ter de estar de fato. Aí, em relação ao guarda-roupa, vai ter de ter algum investimento porque vou ter de me apresentar de outra maneira (risos).»

«Fora de brincadeiras, dizer que estou muito feliz, mesmo muito feliz e honrado pelo convite. Tenho perfeita noção da responsabilidade inerente a um cargo desta natureza, mas ao mesmo tempo tenho uma vontade muito grande de começar a trabalhar, operacionalizar ideias, validar aquilo que perspetivamos para o FC Porto, criando laços com toda a gente. Acredito muito que isso alavanca muito o sucesso de uma organização e esse é um bocadinho o meu perfil. Sei que nem sempre seremos melhores e os mais talentosos, mas no caráter, ambição, paixão pelo trabalho seremos imbatíveis e a encarnar o espírito dos sócios e adeptos do FC Porto. Sei que é uma missão difícil, tenho essa noção, mas é uma missão que quero viver e quero muito ganhar», completou Vítor Bruno.

O treinador revelou ainda quem serão dois dos seus adjuntos na equipa técnica: «Nuno Piloto e Carlos Pintado estarão cá.»

André Villas-Boas explicou também como foi o processo de escolha de Vítor Bruno como treinador do FC Porto: «Em primeiro lugar muito satisfeito por dar ao Vítor esta oportunidade de liderar o FC Porto, que é um conjunto de emoções que bate profundo no coração, estes adeptos são exigentes como ninguém. É uma honra, um orgulho e um privilégio dar-lhe esta oportunidade. Acho que ficaram bem claros os valores que o Vítor representa, a forma como comunica, cativa e como cativará os jogadores. A forma como também me cativou, a Zubizarreta e Jorge Costa, pela clareza de ideias, pelo que sabe de futebol, pelo que conhece do plantel e do clube. É um homem de coragem, sem medo, que enfrenta este desafio e nós vamos fornecer tudo o que tivermos à nossa disposição para obter sucesso juntamente com o plantel.»