Valbuena e os incidentes entre adeptos de Marselha e Lyon: «Há ódio dos dois lados»
Internacional francês abordou em entrevista os habituais conflitos entre apoiantes dos dois emblemas
Em entrevista ao podcast Rothen s'enflamme, da RMC, o internacional francês Mathieu Valbuena abordou o ataque ao autocarro onde seguiam os jogadores do Lyon por parte dos adeptos do Marselha, antes do jogo de dia 29 de outubro entre os dois clubes a contar para a liga francesa.
Atualmente ao serviço do Apollon Limassol, do Chipre, Valbuena já vestiu as cores tanto do Marselha (2006-2014) como do Lyon (2015-2017) e conhece bem a rivalidade entre os dois emblemas.
O médio francês recordou mesmo uma partida - quando representava o Lyon- em que foi pendurado nas bancadas um boneco com a sua imagem. «Foi um contexto diferente, porque aconteceu no estádio [...] Sabia o que esperar depois de jogar oito anos no Marselha e depois assinar pelo Lyon.»
Apesar de familiarizado com a rivalidade entre os adeptos dois dois clubes, foi com surpresa que Valbuena reagiu ao ataque ao autocarro do Lyon por parte dos adeptos do Marselha, no dia 29 de outubro.
«Sinto que há ódio dos dois lados. Não havia isso antes. Talvez a minha contratação pelo Lyon tenha desencadeado algo. Hoje, não há limites. Se deixarmos isto passar, vai acontecer outra vez.»
«Para mim, não são os amantes do Marselha que fazem isto. Eles punem os adeptos que vêm apenas assistir a um jogo», afirmou Valbuena. O internacional francês defende que sejam aplicadas sanções «fortes e justas», mesmo que isso «caia sobre o Marselha», caso contrário, os atos de violência entre os adeptos «vão continuar».