V. Guimarães: Alemães atentos a André Silva
André Silva, Vitória de Guimarães. Foto: JOSÉ COELHO/LUSA

V. Guimarães: Alemães atentos a André Silva

NACIONAL19.01.202419:10

Union Berlim pretende colmatar saída de Datro Fofana; clube de Diogo Leite tem vindo a Guimarães observar o jogador; avançado é o melhor marcador da equipa com oito golos

André Silva, avançado do Vitória de Guimarães, está na lista de potenciais reforços para o Union Berlim, da Alemanha. O clube, no qual atua o central português Diogo Leite, tem estado frequentemente em Portugal a observar o artilheiro e a saída de Datro Fofana, no presente mercado de transferências, pode acelerar a possível transferência já para este mês de janeiro.

Os alemães ficaram sem o avançado da Costa do Marfim, emprestado pelo Chelsea, que rumou ao Burnley da liga inglesa, em nova cedência. Assim, o Union Berlim, que neste momento ocupa a 15.ª posição no campeonato alemão, está no mercado à procura de um ponta de lança e como têm estado atentos a André Silva, nesta primeira metade da temporada, pode chegar uma proposta a qualquer momento ao D. Afonso Henriques.

O dianteiro brasileiro, de 26 anos, conta com oito golos em todas as competições - seis na Liga, um na Taça de Portugal e outro na pré-eliminatória da Liga Conferência -, somando ainda boas exibições no ataque vimaranense. André Silva dá mais do que golos à equipa (também tem duas assistências), pois participa ativamente na dinâmica ofensiva da equipa, dando opções aos companheiros e jogando muito bem de costas para a baliza.

A equipa germânica vê esta opção com bons olhos, pois André Silva está em processo de adquirir cidadania portuguesa, o qual deve ficar concluído até ao final deste ano, ficando assim com passaporte europeu. Uma mais-valia, já que abre espaço no plantel do Union Berlim para outros jogadores extra comunitários.

No entanto, ainda não chegou nenhuma proposta à SAD do Vitória de Guimarães, e por isso o avançado continua a preparação para o confronto com o Estrela da Amadora, este domingo às 20.30 horas, da 18.ª jornada da Liga. Partida na qual deve permanecer no onze de Álvaro Pacheco, com a companhia de Jota Silva e Nuno Santos que ganhou o seu lugar entre as escolhas iniciais do técnico de 52 anos.