Ukra chegou aos 200 jogos no Rio Ave
Extremo recebeu das mãos da presidente do Rio Ave uma camisola personalizada. Foto: Facebook Rio Ave

Ukra chegou aos 200 jogos no Rio Ave

NACIONAL17.09.202314:24

Extremo atingiu a marca diante do Casa Pia, na jornada anterior, mas recebeu o 'prémio' este sábado, na receção ao Famalicão. Currículo preenchido de títulos

Ukra já leva 200 jogos ao serviço do Rio Ave. A marca tinha sido atingida na partida da 4.ª jornada, diante do Casa Pia, mas a distinção feita pelo clube aconteceu ontem, por ocasião do regresso dos vila-condenses aos jogos caseiros.

A receção ao Famalicão - Ukra até foi suplente não utilizado - marcou, então, a oferta de uma camisola personalizada ao jogador. A homenagem foi prestada Alexandrina Cruz, presidente do emblema rioavista, sendo que no dorsal estava inscrito o nome de Ukra e o número 200.

«Para sempre um de nós. A homenagem merecida por 200 jogos de tão grande amor. Por mais uns quantos, Ukra», pode ler-se numa publicação feita pelo Rio Ave nos seus canais de comunicação oficiais.

Currículo extenso e (bastante) preenchido

Nascido a 16 de março de 1998, em Vila Nova de Famalicão, André Filipe Alves Monteiro, desde sempre conhecido por Ukra no mundo do futebol, deu os primeiros pontapés na bola no Famalicão. Rumou, depois, ao FC Porto, clube onde realizou grande parte do seu processo de formação. A etapa sénior contemplou passagens por Varzim, Olhanense, FC Porto, SC Braga, Rio Ave, Al Fateh (Arábia Saudita), CSKA Sofia (Bulgária) e Santa Clara, sendo que a época 2021/2022 marcou o regresso de Ukra aos Arcos e a um clube que tanto lhe diz. 

Juntando, agora, as duas passagens do extremo pelos vila-condenses, são, então, já 200 jogos de caravela ao peito, com a particularidade desse registo ter sido abrilhantado com 16 golos e 30 assistências. 

E se os números que têm estado associados à carreira de Ukra já são de grande mérito, o que dizer, então, dos títulos já conquistados pelo jogador? Uma Liga (2010/2011), uma Taça de Portugal (2010/2011), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2010), duas Liga 2 (2008/2009 e 2021/2022) e uma Liga Europa (2010/2011). Mas Ukra ainda tem mais para contar: além das várias presenças em seleções jovens, conseguiu o feito de ser internacional por Portugal. Foi apenas por uma ocasião, é um facto, mas aquele encontro particular entre Portugal-Cabo Verde (0-2), realizado a 31 de março de 2015, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, (também) não mais sairá, com toda a certeza, da memória de Ukra.

O trajeto de Ukra tem sido longo e preenchido, mas, além de todas as qualidade demonstradas dentro do relvado, o extremo tem ainda outra faceta que não passa despercebida a nenhum companheiro de equipa: a boa-disposição. São inúmeras as histórias já contadas publicamente por quem com ele partilhou o(s) balneário(s), ao que acresce que o próprio jogador é perito em utilizar as redes sociais para partilhar momentos de enorme alegria e que elevam esse seu traço de personalidade.