Sporting Tanlongo vai rodar para crescer
Mateo Tanlongo deverá ser emprestado pelo Sporting na temporada de 2023/2024. O médio argentino, 19 anos, vai apresentar-se na Academia dia 15, precisamente quando a comitiva ruma a Lagos para cumprir o estágio de pré-temporada durante dez dias, e deverá ficar a trabalhar em Alcochete até encontrar uma solução para prosseguir a sua carreira profissional.
A decisão dos responsáveis leoninos de emprestar o argentino que, recorde-se, foi reforço de janeiro, a custo zero, prende-se com a forte concorrência que existe no plantel e com a necessidade de Tanlongo poder jogar com regularidade para continuar a crescer e evoluir como jogador. Algo que seria difícil de acontecer se ficasse no plantel sportinguista.
Como se sabe, os responsáveis leoninos procuram ainda no mercado um médio de características defensivas para colmatar a vaga deixada em aberto pela milionária saída de Ugarte para os franceses do Paris Saint-Germain.
Além disso, no plantel há também soluções várias para a posição, a começar pelo internacional japonês Hidemasa Morita e até Daniel Bragança. E depois há Dário Essugo, um jovem da cantera leonina que não teve autorização por parte do Sporting para integrar a seleção nacional de sub-19 que joga o Europeu da categoria, sendo por isso uma aposta clara de Rúben Amorim para esta época.
Assim, e sempre pensando no que seria melhor para Mateo Tanlongo, o Sporting decidiu emprestar o médio argentino, tentando agora encontrar a melhor solução, ou seja, um clube onde possa ter o tempo de jogo e a exigência que dificilmente teria no Sporting, num contexto de exigência também para aferir as respostas que o jogador dará, sempre a pensar num regresso a Alvalade.
Só uma tentadora proposta para uma saída definitiva desviaria o Sporting da estratégia que montou para fazer crescer Tanlongo, um jogador cujas caraterísticas foram elogiadas por Rúben Amorim. «Não teve muitas oportunidades, mas é um jogador no qual acreditamos muito. Ainda não deu bem para ver o potencial dele, porque o treinador não lhe dá muito tempo de jogo, mas certamente vai dar frutos no Sporting», disse o técnico leonino após o jogo com o Paços de Ferreira, o último de Mateo Tanlongo pelos leões em 2022/2023 antes de integrar a seleção argentina que jogou o Mundial de sub-20.
Recorde-se que Mateo Tanlongo tem contrato com os leões até 2027 e na época passada ainda esteve em 14 jogos pelos leões (nenhum como titular), entre a Liga (9), Liga Europa (3) e Taça da Liga (2).