Sporting: Rui Borges ainda tem de esperar por Morita…
Morita recupera de lesão traumática no pé esquerdo contraída ao serviço da seleção do Japão (IMAGO)

Sporting: Rui Borges ainda tem de esperar por Morita…

NACIONAL13.04.202520:59

Médio internacional japonês com recuperação minuciosa e demorada. Mesmo que volte mais cedo tem muito trabalho pela frente para ficar na melhor condição

A unidade de performance do Sporting está a fazer todos os esforços para recuperar Hidemasa Morita no mais curto espaço de tempo mas a lesão no pé esquerdo, chata e contraída ao serviço da seleção do Japão na data FIFA de março, obriga a cuidados redobrados e trabalho de recuperação demorado e minucioso, por se tratar de uma zona complicada. Desta forma, Morita fisicamente a 100 por cento só mais para perto do grande final do campeonato, cuja penúltima jornada reserva um dérbi com o Benfica, no Estádio da Luz, que até pode decidir o campeão nacional 2024/2025.

O plantel do Sporting treinou-se este domingo de manhã na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, poucas horas depois de ter vencido no terreno do Santa Clara – 1-0, golo de Geny Catamo, jornada 29. Os titulares fizeram recuperação ativa no ginásio, enquanto os restantes atletas estiveram no relvado, a cumprir treino sob orientação de Rui Borges.

Nem num sítio nem no outro esteve o médio internacional japonês de 29 anos, que continua entregue à unidade de performance do emblema verde e branco. O treinador aguarda, ansioso, pelo seu jogador fetiche – elogiou muito o japonês quando ainda estava ao serviço do Moreirense e mais convencido ficou quando o passou a treinar no Sporting, como já revelou publicamente –, que até pode ser reintegrado antes nos trabalhos mas sabe que apenas o terá nas melhores condições mais perto dos derradeiros jogos.

Morita tem sido esta época muito fustigado por lesões. Esta é traumática mas problemas musculares já teve também. Por isso é apenas o 12.º jogador do plantel com mais minutos esta temporada: tem 1765, repartidos por 30 jogos, 18 na condição de titular, com dois golos marcados e duas assistências. Faltam cinco jogos para terminar o campeonato, mais um na Taça de Portugal, dois se os leões forem à final – levam vantagem de 2-0 para Vila do Conde, onde no dia 22 jogam a 2.ª mão das meias-finais com o Rio Ave. Rui Borges quer o camisola 5 rapidamente mas este só estará no pleno da sua condição mais para o início de maio.

Até aqui, o treinador tem sido obrigado a adaptar Debast no meio-campo. Porque Daniel Bragança e João Simões, também lesionados, só voltam na próxima época, tem sido o belga a formar dupla no Hjulmand no miolo.

Com a indisponibilidade de Morita, devido a lesão, o belga voltará a jogar no miolo
0 seconds of 53 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:53
00:53
 

Adeus a Alvalade

Se no campo Morita volta a jogar esta época ainda, no mercado vai estar em jogo também este verão e com o adeus a Alvalade anunciado. Tal como A BOLA revelou, o japonês, que termina contrato em junho de 2026, já transmitiu à administração da SAD que não pretende renovar o vínculo e vê aos 29 anos uma das últimas oportunidades para experimentar uma das grandes ligas, em especial a inglesa Premier.

Fim de linha para Morita no Sporting

25 fevereiro 2025, 18:40

Fim de linha para Morita no Sporting

Médio manifesta intenção de não renovar e sai no verão. Administração leonina manteve conversa com o japonês que termina contrato em 2026 e pretende dar novo rumo à carreira. Prepara-se para voltar após lesão e para cumprir os últimos jogos pelos leões

Contratado ao Santa Clara em 2022, a troco de 3,45 milhões de euros, o centrocampista revelou-se bem melhor do que o bom suplente que se suspeitava que pudesse vir a ser. Cedo começou a ganhar espaço no plantel na altura orientado por Ruben Amorim e rapidamente alcançou o estatuto de titular.

Agora, perante a vontade de saída do jogador e o facto de em janeiro de 2026 ficar livre para assinar por outro clube, os leões vão aceder a negociar no verão, altura ainda certa para encaixe que, pretendem, ande na casa dos €10 milhões — valor que permitiria quase triplicar o investimento feito em 2022, mesmo com o jogador a entrar na casa dos 30 em maio e com cláusula de rescisão de 45 milhões.

Sugestão de vídeo

Bruno Francisco analisa reforço georgiano do Sporting
0 seconds of 3 minutes, 39 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
03:39
03:39