Sporting: quarteto carregado e portugueses descansados

NACIONAL20.11.202422:41

Hjulmand, Gyokeres, Geny Catamo e Maxi Araújo foram utilizados praticamente na totalidade de minutos pelas suas seleções. Trincão só jogou sete minutos por Portugal e Geovany Quenda 45'

Na hora de fazer escolhas para o jogo desta sexta-feira diante do Amarante a contar para a Taça de Portugal João Pereira terá em atenção, entre outros fatores, os minutos de utilização dos jogadores leoninos chamados às respetivas seleções, uma vez que nesta altura da temporada o calendário competitivo aperta e terça-feira há de novo jogo, desta vez para a Liga dos Campeões, diante do todo-poderoso Arsenal.

E olhando para o quadro de utilização rapidamente se chega à conclusão de que há um quarteto que chega a Alcochete carregado de minutos, pois cumpriram praticamente os 180 minutos dos encontros dos seus selecionados: Morten Hjulmand pela Dinamarca, Viktor Gyokeres pela Suécia, Geny Catamo por Moçambique e Maxi Araújo pelo Uruguai.

Este será um aspeto a ter em atenção pelo novo técnico dos leões, este relacionado ao facto de Geny Catamo e Maxi Araújo estarem sujeitos a viagens intercontinentais. O esquerdino uruguaio, aliás, apenas jogou na madrugada desta quarta-feira frente ao Brasil, fazendo uma assistência para o golo de Valverde, o que agrava este fator de desgaste, enquanto o moçambicano atuou na terça-feira à tarde. Assim, Maxi Araújo deverá ser poupado diante dos amarantinos.

Já do lado dos portugueses houve uma parca utilização do lote de atletas chamados, pois na equipa principal Trincão apenas acumulou sete minutos no encontro com a Polónia; Quenda esteve em 45 minutos pelos sub-21, subiu à equipa principal para o jogo com a Croácia e não jogou, enquanto Diogo Pinto e Eduardo Quaresma não somaram um único minuto de utilização pelos sub-21.

No treino desta quarta-feira, quatro jogadores trabalharam pela primeira vez sob as ordens de João Pereira: Trincão, Hjulmand, Geovany Quenda e Eduardo Quaresma. Os outros selecionados ainda estavam ontem em trânsito para Lisboa e no sentido de estarem todos no treino, a hora da sessão desta quinta-feira foi mudada, decorrendo da parte da tarde. Será tempo, então, da equipa técnica e da unidade de performance perceberem o estado físico dos atletas e de João Pereira fazer a primeira escolha tendo em vista a sua estreia no banco de suplentes, marcada para as 20.45 horas desta sexta-feira.

A utilização dos leões nas seleções

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer