Sporting: novo leão começa hoje a ganhar forma
Rúben Amorim (Sporting CP)

Sporting: novo leão começa hoje a ganhar forma

NACIONAL12.07.202422:00

Próxima etapa da preparação da plantel para a época 2024/2025 é feita em solo algarvio, pelo quinto ano consecutivo; Rúben Amorim vai tirar ilações e tomar decisões sobre jovens que integram esta fase

Após quase duas semanas de trabalho na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, o Sporting ruma hoje ao sul do País onde, pelo quinto no consecutivo cumpre estágio de pré-época no Hotel Cascade, unidade hoteleira que oferece condições de excelência, com dois campos de relva natural para treinos, que já serviu inúmeros clubes nacionais e internacionais. Aliás, o recinto funciona quase como um amuleto da sorte. Foi lá que o Sporting começou a trilhar caminho para, no final de 2020/2021, sagrar-se campeão nacional, tendo quebrado jejum de 19 anos, naquele que foi o segundo título da era Rúben Amorim de leão ao peito, nessa época já havia conquistado a Taça da Liga.   

Ainda sem o grupo completo, já que os internacionais Gonçalo Inácio (Portugal), Hjulmand (Dinamarca), Franco Israel (Uruguai) e Debast (Bélgica) foram autorizados a integrarem os trabalhos de pré-época mais tarde, tendo em conta as representações das respetivas seleções, nomeadamente Europeu e Copa América, começam a ser limadas as arestas para o que se pretende ser uma época vitoriosa, à semelhança da última temporada, com os leões a apostarem na defesa do título nacional e na presença na Liga dos Campeões

Começa, assim, a ganhar forma o novo leão, que, para já, conta com dois reforços: o guarda-redes Vladan Kovacevic, que se apresentou ao serviço dia 1 deste mês, e o central Debast, ainda a gozar férias, mas que tem mantido ativo, a avaliar pelas partilhas nas redes sociais, em que se mostra sempre com bola e também a fazer corrida na passadeira no ginásio. É, a partir de hoje, que o trabalho começa a doer, tanto a nível físico como de exigência de entrosamento e até experiências e adaptações para Rúben Amorim tirar ilações e tomar decisões.

Nesse campo, diga-se, há a definir quem ocupará a terceira vaga na equipa de guarda-redes, com Diogo Pinto e Diego Callai a lutarem para convencer o treinador. Há ainda outros casos a ter em equação, nomeadamente, Essugo (esteve  cedido ao Chaves), Afonso Moreira, Rodrigo Ribeiro,  e até Mauro Couto, Miguel Alves e Samuel Justo, que têm marcado presença nos treinos em Alcochete, para colmatar ausências dos jogadores que ainda não se apresentaram. Sem descurar a hipótese de haver surpresas, tal com, recorde-se, sucedeu com Geny Catamo, que no ano passado repetiu presença no estágio de pré-época pela terceira vez e após dois empréstimo (V. Guimarães e Marítimo) até se perspetivava um ponto final na ligação aos leões, acabou por contrariar a lógica ficou no plantel, afirmou-se na equipa, acabando mesmo por tornar-se numa das revelações da Liga.

Leões iniciaram os trabalhos na Academia no passado dia 1 (Sporting CP)

De realçar que nestes 11 dias de estágio o Sporting leões têm dois jogos de preparação agendados, ambos no Estádio Algarve, diante dos belgas do Union SG, dia 17, às 20 horas, e frente aos espanhóis do Sevilha, a 23, às 20.30 horas, sendo que na manhã esse dia os leões defrontam o Farense, à porta fechada.