Sporting joga a 150 quilómetros de onde devia jogar

NACIONAL15:00

Sturm Graz muda-se de armas e bagagens para Klagenfurt nos jogos da Champions. Inveja da cidade que os acolhe mas que permite que ainda mais adeptos possam apoiar a equipa: 30 mil em vez de 15 mil. E consta que são dos mais fanáticos da Áustria. A BOLA já está na Áustria e conta-lhe tudo

KLAGENFURT – Se tem bilhete para o jogo do Sporting com o Sturm não se engane, é que o jogo não é em Graz, antes a 150 quilómetros da cidade do adversário leonino nesta 3.ª jornada da Liga dos Campeões. É que a Merkur Arena, antigo Estádio Arnold Schwarzenegger, com capacidade para 15 mil espectadores, não cumpre todos os requisitos para receber jogos de Champions e por isso o Sturm muda-se de Graz para Klagenfurt onde A BOLA já está e onde o estádio, palco de jogos do Euro-2008, que a Áustria coorganizou com a Suíça, tem capacidade para 32 mil entusiastas adeptos.

Merkur Arena tem capacidade para 15 mil espectadores (IMAGO)

Esta terça-feira haverá então romaria entre a capital da Estíria – Graz, 280 mil habitantes – e a capital da Caríntia – Klagenfurt, 93 mil – como houve no dia 2 de outubro, quando os austríacos receberam o Club Brugge (0-1) e 25 mil se puseram a caminho para ir ver o clube do coração. E para o jogo com os leões não será diferente, porque 22 mil têm bilhete para os jogos da Champions e mais se vendem a quem não fez reserva anual. Ou seja, jogar fora de casa neste caso faz com que mais adeptos do Sturm possam ver a equipa na Champions.

Graz é a casa do Sturm

Ainda assim há um bocadinho de inveja nisto de ver outra cidade ter um estádio melhor. «Este estádio expressa nossa paixão de uma maneira especial. Como seria bom se fosse em Graz», desabafou recentemente o presidente do clube, Christian Jauk, à espera de no futuro ter o seu novo estádio próprio, maior e com mais condições e para poder deixar partilhar casa com o Grazer, a quem no sábado aplicou 5-2 no dérbi da 10.ª jornada da Budesliga austríaca – Sturm Graz lidera, Grazer segura na lanterna vermelha.

«Falta vontade política», apontou Jauk. O que não falta é vontade aos adeptos do Sturm Graz em fazer uma grande festa esta terça-feira, até porque consta que são dos mais fanáticos da Áustria. Espera-se casa cheia.