Sporting: Estugarda pergunta por Geny Catamo
Ala moçambicano foi a revelação de 2023/2024 e desperta cobiça; Valência, Atl. Madrid e Nice também sondaram; administração dos verdes e brancos aponta à cláusula: 60 milhões de euros
Grande revelação do Sporting na temporada 2023/2024, que terminou com título de campeão nacional, o segundo da era Rúben Amorim, o ala Geny Catamo desperta atenção de vários clubes dos principais campeonatos europeus. O Estugarda, sabe A BOLA, perguntou pelo moçambicano, mas também de Espanha e França houve sondagens.
O 2.º classificado da Bundesliga, com 73 pontos, menos sete que o campeão Leverkusen e mais um do que o 3.º, Bayern, já se inteirou das condições para resgatar Geny Catamo e sabe que a administração do Sporting aponta para o valor da cláusula de rescisão, de 60 milhões de euros. Mas sabe também que se decidir avançar, a margem negocial é muito grande, por não se tratar de um dos jogadores considerados intocáveis pelo treinador sportinguista, nem um dos que tem maior valor de mercado no atual plantel.
Acompanhe todas as notícias de mercado aqui.
Valência e Atl. Madrid, de Espanha, e Nice, de França, também já perguntaram pelo jogador. Mas também não apresentaram qualquer proposta. Foram apenas ainda contactos exploratórios.
Catamo, 23 anos, assinou contrato profissional com o Sporting em setembro de 2020, depois de ter passado a época 2019/2020 na Academia Cristiano Ronaldo em regime de empréstimo do Amora. Foi depois cedido pelos leões a Vitória de Guimarães e Marítimo e na pré-temporada do verão passado convenceu Rúben Amorim a ficar com ele no plantel principal. E convenceu também a administração, no passado mês de dezembro, a renovar-lhe o contrato (até 2028) e o treinador a dar-lhe a titularidade na ala direita, onde ganhou a corrida a Ricardo Esgaio. Participou em 41 jogos dos leões (2401 minutos) e marcou seis golos, os dois últimos no dérbi com o Benfica em Alvalade, no dia 6 de abril - inaugurou o marcador ao minuto 1 e aos 90+2’ fez o 2-1 -, que abriu a porta do título nacional aos leões.
Os verdes e brancos têm apenas 25 por cento do passe de Geny Catamo, com o Amora a ser detentor de 75 opor cento - o Black Bulls, clube de onde o moçambicano seguiu para Portugal, detém a maior parte da parcela do emblema da Margem Sul -, mas querem adquirir a totalidade, porém agora mais caro, porque o prazo para fazê-lo por 600 mil euros já foi ultrapassado no verão passado. Agora, o acordo deve ficar acima dos 3 milhões de euros.