Serdar dá luta a Niakaté

SC Braga Serdar dá luta a Niakaté

NACIONAL08.03.202312:30

Serdar foi escolha para o onze do SC Braga frente ao Rio Ave, somando os primeiros minutos no campeonato. O central, de apenas 20 anos, aproveitou o castigo de Niakaté para assumir protagonismo, mas o momento mais delicado do francês no Minho poderá prolongar o estado de graça do turco.

Desde a derrota por 0-4 em casa, frente à Fiorentina, na 1.ª mão do play-off da Liga Conferência, Niakaté tropeçou em alguns equívocos. Nessa partida europeia na pedreira, Tormena foi expulso e o francês cometeu erro grave que resultou no quarto tento italiano, mas foi amplamente apoiado por Artur Jorge.


«Não foi, de facto, um jogo bem conseguido da parte dele, aliás o Sikou [Niakaté] foi o primeiro a ter essa capacidade de autoanálise. Gostamos de nos relacionar desta forma, em que ninguém se esconde de nada e de ninguém, e poder aconselhar ou ter uma palavra que lhe possa ser útil para que possa ter exibições de grande nível, como já teve, porque é um jogador no qual acreditamos», disse, na altura, o treinador dos guerreiros.


Apesar do voto de confiança de Artur Jorge, Niakaté voltou a comprometer ao ser expulso no dérbi com o Vitória de Guimarães, o que aconteceu pela segunda vez num curto espaço de tempo - foi para a rua na goleada, 0-5, infligida pelo Sporting, em Alvalade, na 18.ª jornada, em janeiro.


Em face do bom rendimento que teve na estreia na Liga, é provável que Serdar mantenha o estatuto de titular na equipa minhota na partida fora, contra o Vizela, em mais um teste exigente à solidez do turco. Quanto a Niakaté, Artur Jorge poderá revelar na antevisão do jogo com o Vizela se a crença no francês se mantém intacta e se a opção por Serdar se destina a despertar os níveis de concentração do futebolista cedido pelo Guingamp.


De lembrar que a cláusula de compra de Niakaté será automaticamente acionada se o defensor terminar a temporada com metade dos jogos realizados pelos arsenalistas. O SC Braga disputou até ao momento 39 partidas e o central participou em 22, ou seja, está acima da quota mínima. Contudo, a contagem não termina agora. Em causa para o francês de 23 anos está um contrato de cinco anos, sendo que a compra definitiva do passe implicará um investimento de €1,8 milhões por parte da SAD bracarense.