Jovem ponta de lança franco-marroquino, de apenas 22 anos, é reforço garantido pelos guerreiros do Minho; destacou-se, com golos, ao serviço dos franceses do Guingamp, clube que representou nas duas últimas temporadas; contrato de cinco temporadas com os bracarenses; junta-se a Simon Banza nas opções atacantes de Daniel Sousa que... poderão não ficar por aqui
Amine El Ouazzani é reforço do SC Braga, sabe A BOLA.
O jovem ponta de lança franco-marroquino, de apenas 22 anos - completa 23 no próximo dia 15 de julho -, chega à Pedreira depois de um duas excelentes temporadas realizadas ao serviço do Guingamp, no segundo escalão do futebol francês, onde registou números bastante interessantes (62 jogos, 18 golos e 7 assistências).
O nosso jornal está em condições de adiantar que o negócio de aquisição do passe de Amine El Ouazzani custa aos cofres da SAD bracarense uma verba a rondar os 3,5 milhões de euros, sendo que para o jogador está reservado um contrato válido para as próximas cinco temporadas, ou seja, até 2029.
A carreira do ponta de lança foi sempre feita em França - Grenoble, Bourg-Péronnas e Guingamp -, sendo que a próxima aventura na carreira será, então, em Portugal, mais concretamente ao serviço do SC Braga. No currículo, acrescente-se, Amine El Ouazzani soma ainda um Campeonato Africano das Nações de sub-23, tendo ajudado a seleção de Marrocos a vencer a competição realizada em 2023, precisamente em Marrocos, com os marroquinos a baterem o Egipto na grande final (2-1, após prolongamento). O (futuro) jogador do SC Braga foi suplente utilizado nessa partida.
Movimentações... ofensivas
A chegada de um novo treinador, no caso, Daniel Sousa, levará a naturais reajustes no plantel e por entre os setores que sofrerão mexidas tem-se destacado, para já, o atacante.
Com Abel Ruiz a caminho do Girona - o negócio está praticamente fechado e a oficialização deverá acontecer nos próximos dias -, a zona central do ataque minhoto ficou (até agora) com apenas uma solução: Simon Banza. Falamos, claro está, da chamada posição 9.
Emblema espanhol deverá fechar a contratação do ponta de lança por uma verba ligeiramente inferior a 10 milhões de euros; minhotos recebem ainda um jogador da equipa catalã; faltam apenas limar algumas arestas no acordo entre os dois clubes, o que deverá acontecer nas próximas horas
O franco-congolês tem sido um dos grandes destaques do SC Braga nas duas últimas temporadas (88 jogos, 37 golos e 15 assistências em todas as competições) e, como tal, é perfeitamente natural que o mercado também esteja de olho em Simon Banza. Mas a importância do ponta de lança que os bracarenses recrutaram ao Lens - tinha estado emprestado ao Famalicão na época 2021/2022 - é de tal ordem que António Salvador não está na disposição de o vender por uma verba inferior a 25 milhões de euros. O que significa que Simon Banza deve mesmo permanecer nos arsenalistas.
Ora, a chegada de Amine El Ouazzani visa, precisamente, oferecer mais uma solução de grande qualidade a Daniel Sousa no que concerne ao eixo do ataque, mas não é líquido que as contratações para o referido posto específico fiquem por aqui - Samuel Essende, do Vizela, chegou a ser equacionado, mas o seu futuro passará, ao que tudo indica, pelo Augsburgo, da Alemanha.
O novo técnico dos bracarenses tinha por hábito, no Arouca, jogar com um ponta de lança fixo (Rafa Mújica) e com outro elemento no apoio direto (Cristo González) e essa situação pode levar o SC Braga a olhar para o mercado na tentativa de encontrar uma oportunidade de negócio para resgatar mais um avançado. E mesmo pensando em Ricardo Horta para essa função de apoio ao ponta de lança, sublinhe-se. Afinal, Daniel Sousa agradecerá todas as soluções que possa ter ao seu dispor para realizar uma excelente temporada ao serviço dos guerreiros do Minho...
Notícia atualizada às 13.40 horas
Acompanhe todas as transferências na nossa lista de mercado