Sabe há quanto tempo não havia uma jornada da Liga distribuída por cinco dias?
Sporting-Moreirense da época passada

Sabe há quanto tempo não havia uma jornada da Liga distribuída por cinco dias?

NACIONAL05.12.202408:00

Ronda arranca esta quinta-feira, com o Moreirense-Sporting, e só fica concluída na segunda-feira, com o Estrela-Arouca

A 13.ª jornada da Liga vai ser disputada durante cinco dias, algo inédito em 2024/25. A ronda começa hoje, com a visita do campeão e líder Sporting a Moreira de Cónegos - naquele que será o primeiro jogo desta edição do campeonato a uma quinta-feira - e só termina na segunda-feira, na Amadora, com a receção do Estrela ao Arouca.

O calendário é esticado devido à participação das equipas portuguesas nas provas europeias, e neste caso em concreto para permitir maior folga ao Sporting na gestão da visita ao Club Brugge, uma vez que o jogo na Bélgica, a contar para a Liga dos Campeões, está agendado para a próxima terça-feira.

Por norma as rondas da Liga são disputadas em quatro dias, de sexta a segunda-feira. Só as jornadas 3, 4 e 11 foram compiladas em apenas três dias, entre sexta-feira e domingo. A 8.ª ronda também estava calendarizada dessa forma, mas o adiamento do Nacional-Benfica a 6 de outubro (domingo), devido ao nevoeiro, alargou o plano para quatro datas, com o último jogo reagendado para 19 de dezembro, 74 dias depois da data original.

A última jornada da Liga distribuída por cinco dias tinha sido a 21.ª da época passada, 2023/24, que começou a 9 de fevereiro, sexta-feira, com um Estrela da Amadora-Portimonense (3-0), e terminou a 13 de fevereiro, terça-feira, com a vitória do Vizela no reduto do Gil Vicente (0-1), que cinco dias antes tinham disputado encontros dos quartos de final da Taça de Portugal.