Rui Duarte: «Benfica? SC Braga é um grande e luta sempre pelos três pontos»
Rui Duarte, ex-treinador do SC Braga. (FOTO: SC Braga)

Rui Duarte: «Benfica? SC Braga é um grande e luta sempre pelos três pontos»

NACIONAL26.04.202414:46

Técnico do SC Braga fez a antevisão à partida com o Benfica, no Estádio da Luz, este sábado às 18 horas, na 31.ª jornada da Liga; treinador recusa eventual crise no adversário, elogiando a qualidade do plantel dos encarnados

O SC Braga está envolvido na luta pelo 3.º lugar, sendo que faltam quatro jogos. Que importância tem este encontro tendo em conta esse objetivo?

- Bastante importante, queremos continuar a lutar pelo terceiro lugar e fazer um bom jogo. Trabalhamos bastante esta semana, para crescermos como equipa e lutarmos pelos três pontos. É isso que vamos fazer, lutar até ao fim e este jogo é o primeiro de quatro finais.

Que Benfica espera para este jogo, observando a eventual crise interna que os encarnados atravessam neste momento?

- Espero um Benfica forte como sempre, uma boa equipa, com muita qualidade, com jogadores de nível elevado e a jogarem em sua casa são uma equipa muito forte. Analisamos bem o adversário para percebermos aquilo que temos de fazer e vamos com toda a confiança para ganharmos o jogo. Chegar à Luz com personalidade para lutarmos pela vitória. O resto passa-nos ao lado.

Espera o mesmo onze do Benfica, percebendo que nos últimos jogos tem feito algumas alterações. Espera alguma surpresa?

- Estamos muito preocupados primeiro connosco, o que faz sentido é pensarmos naquilo que temos de fazer, com as nossas competências, fazer as escolhas certas para conseguirmos estar focados em todos os momentos do jogo. Olhamos para um adversário com muita qualidade, que pode mexer em peças e mantém essa mesma qualidade. Preparamo-nos para isso, para o que possa surgir por parte do adversário.

Entradas um pouco apáticas nas partidas, como no último jogo. Deixou algum alerta aos jogadores para mudar isso? Acha que pode tirar partido da contestação interna ao treinador do Benfica?

- Não é só sob o meu comando, as entradas um pouco amorfas podem seguramente condicionar o resultado final, mas também somos uma equipa que reage muito bem a essas entradas menos conseguidas. O ambiente na Luz é sempre complicado. Vamos jogar contra o Benfica como um todo. Tudo o que possa vir do outro lado, damos a nossa importância, o que mais preocupa é o que o Benfica pode fazer dentro das quatro linhas e nós que temos uma equipa com muito potencial, estamos confiantes. Também atentos àquilo que o Benfica possa fazer de diferente. Queremos os três pontos e vamos com isso em mente.

Jornada de grande duelos, muita coisa em jogo, como a possível decisão do título. Há alguma pressão extra, tendo em conta este enredo? A sua experiência com o Trofense na Luz, também lhe traz algumas lembranças?

- São histórias diferentes, contextos distintos, competições diferentes, o que foi o passado, aquilo que possa ter corrido bem ou não, fica para trás. O que faz sentido é pensarmos como equipa, o que fizemos durante a semana para levarmos de vencido este adversário que é fortíssimo. Falam em contestações, mas o Benfica vem de uma vitória em Faro muito bem conseguida. Apenas olhar para o jogo. Estamos muito focados em nós, muito sinceramente, o que se passa nos outros campos fica lá, temos de ir com clara intenção de ganhar o nosso jogo.

No meio-campo, tem falado do equilíbrio que o Vítor Carvalho traz à equipa, mas o Zalazar entrou muito bem no último jogo. Vai manter apenas um ou até podem jogar os dois num reforço dessa zona do terreno?

- Estão todos preparados e cheios de vontade para jogar este tipo de jogos. O Rodrigo entrou bem e o Vítor tem estado bem. Todos têm acrescentado, temos estado com um bom espírito, tirando ali as entradas nos jogos e também tenho trabalhado sobre isso, porque ninguém quer entrar mal nas partidas. Escolher os melhores intérpretes para este jogo específico. Todos os jogadores querem estar presentes nestes jogos. No último encontro ficou provado que o onze não conseguiu estar tão bem e depois levamos uma paulada [golo do Vizela] e quem entrou acrescentou e ajudou-nos a levar os três pontos. Temos de estar preparados para tudo o que o jogo possa dar.

Em outras circunstâncias o empate podia ser um bom resultado no Estádio da Luz. Vamos com o confronto direto com o FC Porto pelo 3.º lugar, pode dizer-se que vai à Luz para vencer?

- Eu não penso assim e dentro desta casa ninguém pensa assim. O SC Braga é um clube grande e luta sempre pelos três pontos. Nunca vamos para um jogo ou para este em específico com o pensamento que o empate é bom. Depois durante a partida, se terminar empatada, pode acabar por ser um bom resultado, tendo em conta tudo o que se passou no jogo. Temos de ir com confiança, queremos lutar pelo 3.º lugar como já assumimos. Vai ser difícil, vamos defrontar jogadores de enorme qualidade, mas estamos cá dar respostas e preparados para ir à luta.