Ruben Amorim eliminado de forma dramática da Taça da Liga pelo Tottenham

INTERNACIONAL19.12.202422:26

Manchester United esteve a perder por 0-3, mas dois erros de Forster colocaram os ‘Red Devils’ em jogo… até ao canto direto de Son, já perto do final

Jogo completamente de loucos em Londres, esta quinta-feira à noite, com o Tottenham a juntar-se a Arsenal, Liverpool e Newcastle nas meias-finais da Taça da Liga inglesa e, consequentemente, com Ruben Amorim a ser eliminado pela primeira vez de uma competição como treinador do Manchester United, ao perder por 3-4!

Tal como tem acontecido neste início de aventura em Inglaterra, o português fez cinco trocas no onze, comparativamente com a reviravolta épica no dérbi de Manchester, enquanto o seu adversário apenas trocou duas peças, uma por lesão - Spence por Udogie - e outra por regresso de suspensão - Bissouma por Bergvall.

Apesar de ambos terem tido oportunidades para marcar nos primeiros minutos de jogo, que foram muito divididos, foram os Spurs quem conseguiram abrir o marcador, graças a Solanke, ao minuto 15. Na sequência de uma bola parada, Pedro Porro rematou para a defesa incompleta de Bayindir e, na recarga, o avançado inglês faturou, apesar de ter acertado ainda no poste esquerdo.

Já em cima do intervalo, nova contrariedade para o ex-técnico do Sporting: Victor Lindelof lesionou-se e teve de ser substituído pelo experiente Jonny Evans, sendo que o sueco regressava à titularidade nesta partida, depois de lesão, e saiu desolado para os balneários.

No segundo tempo, péssima entrada dos Red Devils, com Kulusevski a aumentar a vantagem dos visitados nos primeiros segundos de jogo. Maddison cruzou de forma rasteira para a grande área e Lisandro Martínez não conseguiu afastar completamente o perigo, colocando a bola nos pés do sueco, que só teve de encostar.

Por causa do segundo golo sofrido, Ruben Amorim preparava-se para fazer três substituições de uma assentada no encontro, mas Solanke estragou-lhe os planos e bisou antes que Mainoo, Diallo e Zirkzee pudessem entrar. O avançado ganhou na profundidade e fez o que quis da defesa adversária, entrando na grande área e atirando sem hipóteses de defesa para Bayindir, ao minuto 55.

Com 0-3 no marcador – o mesmo resultado no outro jogo desta época para a Premier League - parecia que a eliminação do Manchester United era inevitável, mas eis que Fraser Forster, após uma enorme defesa a um cabeceamento de Zirkzee, colocou os forasteiros novamente na discussão da eliminatória. O experiente guarda-redes errou por duas vezes na saída de bola… de forma inacreditável: primeiro colocou-a nos pés de Bruno Fernandes, que assistiu Zirkzee, ao minuto 63, e depois teve muito tempo para afastar o perigo, mas Diallo pressionou e atirou-se para cima do guarda-redes, cortando… para dentro da baliza, sete minutos depois.

Já com Garnacho em campo – de regresso após ausência no dérbi – o United foi com tudo para conseguir a igualdade, mas a equipa de Postecoglou conseguiu fazer o 4-2 de… canto direto, ao minuto 88. Son cruzou a bola e foi parar ao fundo das redes, sem ninguém lhe tocar, mas com Bayindir a queixar-se de falta de Bergvall, sendo que o árbitro nada assinalou e só há VAR nas meias-finais.

Essa parecia ter sido a machadada final, mas, já no tempo de compensação, Evans reduziu novamente e deu falsas esperanças a Amorim para os últimos segundos.