Roménia e Suíça apuradas para o Euro 2024
São já 16 os países qualificados para a fase final
Suíça e Roménia juntaram-se ao lote dos apurados para o Euro 2024. Ambas as seleções precisavam apenas de um ponto para garantirem a vaga na fase final.
Era de um empate que a Suíça precisava e foi, precisamente, um empate que a Suíça teve na receção ao Kosovo. No estádio Jakob-Park, em Basileia, e em partida arbitrada pelo português António Nobre, a primeira parte não contou com qualquer golo apesar das várias investidas da seleção da casa.
O marcador viria mesmo a ser inaugurado, no início da segunda parte, aos 47 minutos, por intermédio de Ruben Vargas. Contra a corrente do jogo, e aproveitando um dos dois únicos remates que fez à baliza durante todo o encontro, o Kosovo chegou à igualdade na sequência de um tiro de Muhamet Hyseni. O marcador não viria a sofrer qualquer alteração e o resultado final quedou-se mesmo pelo 1-1.
Também a Roménia entrou na partida deste sábado apenas a precisar de um empate. Contudo, ao contrário da Suíça, não iria ter terefa fácil para bater Israel, que foi a jogo com a ambição de obter a vitória que permitiria subir ao segundo lugar do grupo I.
A seleção israelita fez do Pancho Arena, na Hungria, a sua casa emprestada para esta partida e o jogo não poderia ter começado da melhor forma para o conjunto de Eduard Iordanescu, que, logo aos 2 minutos, se colocou em vantagem por Eran Zahavi. A assistência pertenceu ao luso-israelita Miguel Vítor. A Roménia reagiu e chegou rapidamente ao empate, aos 10 minutos, por George Puscas. Na segunda parte, Israel tentou ir à procura do golo, mas foi mesmo a Roménia que se colocou em vantagem após boa jogada de Ianis Hagi.
Apesar de os visitantes terem jogado os minutos finais reduzidos a 10 jogadores por expulsão de Valentin Mihaila, a vitória já não escapou. Com este resultado, a Roménia aproveitou ainda da melhor forma o empate caseiro da Suíça e termina o apuramento no primeiro lugar do grupo I.