Robertson antevê arranque do Euro 2024: «Todos os olhos vão estar virados para nós»
Andy Robertson (IMAGO / PA Images)
Foto: IMAGO

Robertson antevê arranque do Euro 2024: «Todos os olhos vão estar virados para nós»

INTERNACIONAL13.06.202418:49

Capitão da Escócia e Steve Clarke, selecionador, perspetivaram o duelo com a Alemanha, acreditando que podem fazer história

Andy Robertson, capitão da seleção da Escócia, anteviu o duelo com a Alemanha, anfitriã do Euro 2024, que marca o arranque da prova.

Andy Robertson no treino da seleção da Escócia (IMAGO / PA Images)

«Esperamos muito tempo por este jogo, parece que já passaram muitos anos. Sabemos o desafio que vamos ter pela frente. Não penso muito sobre as minhas emoções. Sinto o mesmo que o resto da equipa. Sinto-me orgulhoso e entusiasmado. É fantástico ser o capitão, tornam-me a vida mais fácil. Perdemos o Lyndon Dykes [por lesão], mas seguimos em frente e estamos entusiasmados. É importante darmos o nosso máximo e se o fizermos podemos fazer história. Vamos defrontar uma equipa com muita qualidade, diante dos seus adeptos, mas é um desafio que nos deixa entusiasmados. Esperamos muito de nós e esperamos mostrá-lo em campo», começou por referir, em conferência de imprensa.

O lateral do Liverpool falou sobre o apoio do povo escocês: «É incrível. Parece que a maioria do país está aqui, é uma loucura. Esperamos deixar os nossos adeptos orgulhosos. Sabemos que nem todos podem estar no estádio. Não podemos ter sucesso sem os nossos adeptos. Depois da qualificação sofremos uma pequena queda, o que não deveria acontecer, mas aconteceu. Mas agora estamos prontos, não há palco maior do que este. Amanhã todos os olhos vão estar virados para nós e é hora de mostrar o que podemos fazer.»

Robertson revelou uma mensagem que recebeu de Jurgen Klopp. O técnico alemão treinou o escocês nas últimas temporadas no Liverpool.

Klopp, que deixou o Liverpool, e Robertson (IMAGO / Visionhaus)

«Klopp mandou-me uma mensagem na semana passada quando bati o recorde [mais tempo como capitão de equipa], mas foi apenas isso. Deu-me os parabéns. Será interessante ver por quem torce amanhã, há apenas uma resposta para essa questão, mas não preciso de nenhum conselho dele. Espero que desfrute do jogo, mas não muito», atirou, deixando elogios a Kroos.

«Não é segredo que a Alemanha vai ter mais posse de bola, têm o melhor médio do mundo, Toni Kroos, mas quando tivermos a bola podemos ter as nossas oportunidades. Acreditamos que podemos conseguir, mas a Alemanha também. Há provavelmente grande pressão no lado da Alemanha para que ganhem o Euro», afirmou.

Steve Clarke, selecionador da Escócia, também perspetivou o encontro.

Steve Clarke, selecionador da Escócia (IMAGO / PA Images)

«Acreditamos que podemos alcançar um bom resultado sempre que entramos em campo. Se não acreditarmos, que sentido faz? Preparamo-nos bem, estamos prontos e esperamos demonstrá-lo amanhã. Tenho tido a sorte de estar envolvido em grandes jogos. Vou aproveitar.»

Steve Clarke, selecionador da Escócia (IMAGO / PA Images)

Acerca da condição física dos jogadores: «Todos estão bem fisicamente e à espera de serem opção. A maioria dos jogadores já esteve envolvida em grandes jogos, por isso tenho a certeza que vão lidar bem com este jogo. A Alemanha tem uma boa equipa. Acho que o Julian Nagelsmann descobriu, tal como eu, que demora algum tempo até se encontrar a melhor equipa. Quando aconteceu o sorteio esperava um jogo difícil e nada me fez mudar de ideias.»

O técnico expressou ainda o desejo de conseguir algo «especial» na competição: «Acho que todos devemos estar orgulhosos por estar aqui. Todos estão entusiasmados. Estamos orgulhosos e esperamos que no final estejamos ainda mais orgulhosos por ter feito algo um pouco mais especial no que diz respeito ao futebol escocês. Uma máxima que sempre tive foi de respeitar toda a gente e não temer ninguém.»