Roberto Martínez destaca importância de Danilo e diz que lista é «ponto e partida»

Seleção Roberto Martínez destaca importância de Danilo e diz que lista é «ponto e partida»

NACIONAL17.03.202313:47

Roberto Martínez vai estrear-se como selecionador com uma dupla jornada de qualificação para o Euro-2024 com o Liechtenstein e o Luxemburgo, a 23 e 26 de março, equipas consideradas acessíveis, mas o espanhol recusou facilidades.

Liechtenstein e Luxemburgo são adversários ideais para começar? «O futebol internacional é competitivo, não há um jogo fácil. É importante trabalhar bem e com intensidade, o adversário não é o ponto de partida para o nosso trabalho.»

Foi a convocatória mais difícil de fazer na carreira? «É uma lista muito importante porque é um ponto de partida. Há uns 35 jogadores que podem estar, mas o importante é quando chegas estares preparado. É uma lista com muito trabalho, muito difícil, porque são só 26, o trabalho no campo é a base para boa informação para criar uma equipa ganhadora.»

Chamou Danilo para jogar a central ou médio? Prefere ganhar por 2-0 ou 5-3? «O Danilo tem polivalência, isso é muito importante numa convocatória. Pode ser central ou jogar no meio-campo. É importante a experiência dele, joga partidas na Champions, são jogos muito exigentes. Preciso de ganhar, de ver um jogo alegre, com muito compromisso. A equipa deve manter todas as boas qualidades, não importa o resultado»

Fez poucas alterações em relação ao Mundial: «É um ponto de partida, mantive os bons pontos, têm qualidade e experiência. Os dois jogos são muito importantes, não são para experimentar, são para ganhar e jogar bem. E crescer.»

A Seleção foi acusada de desperdiçar talento, o que pode garantir aos portugueses? «O jogador português é muito completo, competitivo, gosta de informação tática. Tenho de criar uma equipa que mostre as qualidades dos jogadores.»

Como define a lista: «Muito difícil, há muitos que merecem, alguns não fizeram nada de mal para não estar nela.»

Nuno Santos (Sporting) pode ser opção? Qual o papel dos adeptos. «A lista tem jogadores com bom momento de forma, precisamos disso numa semana temos 2 jogos. Para os adeptos é um momento importante, o primeiro jogo é em Alvalade, podemos mostrar com podemos jogar. Precisamos dos adeptos para sermos uma grande equipa juntos.»