Recuperar para receber equipa da linha
Esforço de jogar uma hora com menos um tem de ser compensado - João Moutinho e Ricardo Horta entre os que mais correram - SC Braga recebe o Estoril (15.30 horas) no domingo
Na partida de ontem frente ao Union Berlin, a contar para a 5.ª jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, os jogadores do SC Braga foram sujeitos a um esforço físico tremendo. Não bastando a exigência natural de enfrentar uma equipa alemã e da própria liga milionária, os bracarenses jogaram uma hora com menos um jogador, sendo que muitos foram obrigados a um esforço extra.
João Moutinho (37 anos) e Ricardo Horta (29 anos) foram exemplos disso mesmo, integrando o top-5 dos jogadores que mais quilómetros percorreram nessa partida. O médio fez um total de 11,8 km e o capitão dos arsenalistas correu 11,6 km. Mas, com a expulsão de Niakaté, aos 30 minutos, todos foram sujeitos a um enorme desgaste. Até porque, mesmo com menos um, o SC Braga foi à procura da vitória e para além dos casos já mencionados foi notório o cansaço em Rodrigo Zalazar, Víctor Gómez e Álvaro Djaló, com Artur Jorge a tentar minimizar a questão ao retirar os três aos 81 minutos.
O médio uruguaio estava completamente esgotado na altura da sua substituição, assim como o lateral-direito espanhol que recuperou há pouco de uma lesão que o afastou dos relvados por cerca de um mês e meio. Aliás, na zona mista, Víctor Gómez confessou aos jornalistas que só queria «ir para casa descansar». José Fonte, de 39 anos, também estava visivelmente esgotado, nos últimos minutos, colocando as mãos nos joelhos para recuperar o fôlego em várias ocasiões.
Descanso e recuperação são as ordens, neste momento, da equipa do SC Braga, pois depois de amanhã, às 15.30 horas, há novo jogo. Os bracarenses recebem o Estoril, que vem de três vitórias consecutivas, para a 12.ª jornada da Liga e restabelecer os níveis físicos ideais é a prioridade. Até porque, como ficou patente no jogo da Champions, Al Musrati e Bruma - nem para o banco foram - podem muito bem não recuperar a tempo de serem utilizados no domingo.