Rafael Leão ‘vs.’ Gonçalo Ramos com City, Barça e Leipzig a espreitar os oitavos
Imago

Antevisão Rafael Leão ‘vs.’ Gonçalo Ramos com City, Barça e Leipzig a espreitar os oitavos

INTERNACIONAL07.11.202308:00

Regressa a Liga dos Campeões em tarde/noite de terça-feira com sete jogos (além do FC Porto-Antuérpia com antevisão à parte). Há apuramentos que podem ficar decididos já e há grupos muito embrulhados, como o de Milan e PSG, que se defrontam em San Siro.

GRUPO E

Atlético Madrid-Celtic

Depois dos empates fora com Lazio e Celtic, o Atlético Madrid procura em casa o regresso às vitórias na Champions, resultado que garantirá já esta noite, pelo menos, a qualificação para a Liga Europa. Mas os colchoneros de Diego Simeone querem, obviamente, mais, querem continuar entre a elite milionária da Liga dos Campeões

O empate na última ronda no Celtic Park foi inesperado e resta ao conjunto da capital espanhol a redenção na receção aos escoceses nesta quarta-feira. Resta saber, entretanto, de que modo a derrota do último domingo, na visita ao terreno do Las Palmas (1-2), deixou marcas na equipa de Griezmann, Morata e Witsel

Apesar de todas as circunstâncias, o Atleti, que marcou em todos os jogos, é claramente favorito contra um Celtic que sofreu dois golos em cada duelo da fase de grupos, embora chegue a este encontro moralizado pelo empate com os espanhóis (2-2) na última ronda.

Lazio-Feyenoord

O Feyenoord lidera, com alguma surpresa, o grupo E, fruto das duas vitórias em casa, diante de Celtic (2-0) e Lazio (3-1), este na jornada anterior. Porém, perdeu o único jogo fora de portas – em Madrid, com o Atlético, por 2-3 – e é nessa condição, a de visitante, que enfrentará esta terça-feira, em Roma, o conjunto laziale.

Os neerlandeses, segundos classificados da Eredivisie com menos sete pontos que o líder PSV, só perderam duas partidas na presente temporada – a já mencionada derrota com o Atleti e diante do Twente (1-2) há duas semanas – e chegam à capital italiana conscientes de que uma vitória poderá lançá-los em definitivo no caminho dos oitavos da Champions, algo que não acontece desde 1971/1972, quando atingiram os quartos de final, dois anos após conquistarem a Taça dos Campeões Europeus, treinados por Ernst Happel.

Do outro lado estará uma Lazio ferida, não só pelo desaire sofrido em Roterdão há duas semanas (1-3), mas também pela derrota de sexta-feira com o Bolonha (0-1) para a Serie A e que procura no grande palco europeu dar a volta a período menos bom, ao mesmo tempo que quererá reequilibrar a atual diferença de golos na fase de grupos (quatro marcados, contra cinco sofridos). 

Ainda assim, por jogar em casa, tem do seu lado algum favoritismo, embora este possa ser apontado como jogo de tripla.

GRUPO F

Milan-PSG

Aí está o grande jogo desta terça-feira entre gigantes de Itália e França, porém em situações díspares, tanto na Champions como nas provas nacionais. Interesse particular, também, para o frente a frente entre os internacionais portugueses Rafael Leão, do lado dos rossoneri, e Gonçalo Ramos e Vitinha, do lado parisiense (Danilo Pereira e Nuno Mendes recuperam de lesões). San Siro será ainda o palco do duelo de estrelas gaulesas Giroud vs. Mbappé.

Lançados os dados, olhemos às circunstâncias em que cada equipa chega a este confronto. 

A equipa da casa é última do grupo F, com apenas dois pontos, fruto dos empates com Newcastle e Dortmund (ambos por 0-0) e vem de derrota pesada em Paris (0-3). Continua, portanto, sem marcar na presente edição da Champions… E, na Série A, perdeu no último sábado em casa com a Udinese, ficando mais longe (6 pontos) do líder e rival Inter.

Milan tem tarefa difícil pela frente, tendo em vista ainda um potencial apuramento para os oitavos de final: nos últimos 20 anos, com dois pontos ao fim de três jornadas, só cinco equipas seguiram em frente, tendo 26 sido eliminadas. 

O PSG vem de uma série de cinco vitórias consecutivas – que se seguiram à única e pesada derrota na Liga milionária, em Newcastle, por 1-4 – e em todas marcou sempre três golos. Os seis pontos que soma na Champions e que lhe permitem ser líder do grupo nada garantem, mas uma vitória esta terça-feira pode deixá-lo bem encaminhado. Na Ligue 1 francesa, é segundo classificado, com menos um ponto que o surpreendente líder Nice.

Dortmund-Newcastle

Jogo de tripla entre duas equipas a demonstrar alguma irregularidade e que, neste momento, somam os mesmos quatro pontos no grupo F, fruto de uma vitória, um empate e uma derrota, cada. Sendo que a vitória de um significou a derrota do outro, isto é, na jornada anterior, o Newcastle foi a Dortmund perder por 0-1, depois de ter surpreendido a Europa com fantástica exibição e vitória expressiva em casa sobre o PSG (4-1). 

É desta irregularidade que falamos. Já demonstrámos a do Newcastle, vamos à do Dortmund: como referido foi ao norte de Inglaterra há duas semanas vencer por 1-0 o adversário desta terça-feira e, este sábado, em casa, foi goleado por um Bayern que vinha de humilhação na Taça da Alemanha (1-2 frente ao Saarbrucken, do terceiro escalão germânico).

Quanto à capacidade goleadora das duas equipas, o conjunto alemão tem apenas um remate certeiro em três jogos de Champions esta época (precisamente na mencionada vitória com o Newcastle), ao passo que os britânicos marcaram todos os quatro golos que somam no tal duelo com o PSG.

Nas competições nacionais, o Borussia é 4.º na Bundesliga, o Newcastle é 6.º na Premier League. Mais um jogo de 1X2

GRUPO G

Manchester City-Young Boys

Um empate é suficiente para o campeão europeu Manchester City garantir esta terça-feira o lugar já reservado nos oitavos de final. Com 9 pontos em 3 jogos, o gigante inglês é uma de quatro equipas 100% vitoriosas neste edição da Liga dos Campeões (juntamente com suas excelências Bayern, Barcelona e Real Madrid) e é muito provável que assim se mantenha depois do duelo desta noite em casa diante do Young Boys depois de há uma semana ter ido vencer à Suíça por 3-1.

Do lado dos helvéticos, nota importante para o facto de terem marcado em todos os três jogos desta fase de grupos, somando quatro golos contra, porém, oito sofridos. Na Liga suíça, o Young Boys vive bom momento, ocupa o primeiro lugar e vem de vitória em Winterthur, por 4-1. Um dos destaques da equipa é o português Joel Monteiro, que esta época soma quatro golos (um no último encontro) e uma assistência em 17 jogos.

Já os citizens, com Bernardo Silva, Rúben Dias e Matheus Nunes em boa forma, marcam muito (9 golos), mas também sofrem (3). Haaland, o goleador do conjunto inglês, estará em dúvida até à hora do jogo, na sequência de entorse sofrido no fim de semana – na goleada sobre o Bornemouth (6-1), na qual Bernardo bisou e que se seguiu à vitória no dérbi em Old Trafford por 3-0.

Jogo claramente de tendência 1, por favoritismo total do City.

Estrela Vermelha-Leipzig

O Leipzig pode garantir já na noite desta terça-feira a qualificação para os oitavos de final da Champions, precisando para isso de vencer em Belgrado o Estrela Vermelha e esperar que o Young Boys não ganhe ao City em Manchester.

Boas perspetivas, portanto, para o conjunto alemão, atual 5.º classificado da Bundesliga, com 20 pontos e a apenas um dos lugares de qualificação para a próxima edição da Liga dos Campeões. Resta saber, porém, que peso terá a derrota do fim de semana em Mainz, por 0-2, e da queda na Taça, na semana passada, em casa do Wolfsburgo (0-1).

Certo é que, na ronda anterior do grupo G, o Leipzig recebeu e venceu, por 3-1, o gigante sérvio e é na esperança de voltar a ganhar que avança para Belgrado, onde mora o segundo classificado da liga sérvia, já com seis pontos de atraso para o rival e líder Partizan, isto apesar de o Estrela Vermelha não perder para o campeonato há dois meses.

Grupo H

Shakhtar-Barcelona

Para garantir já na noite desta terça-feira a esperada qualificação para os oitavos de final, o Barcelona de João Cancelo e João Félix precisa apenas de empatar na visita ao Shakhtar Donetsk, que, por causa da invasão russa do seu território, joga em casa emprestada, o Volksparstadion, em Hamburgo, na Alemanha.

Os catalães chegam a este jogo moralizados pela vitória ao cair do pano, por 1-0, diante da Real Sociedad no último sábado, num jogo muito complicado mas em que acabaram por sorrir. João Félix, que esteve um pouco apagado nessa partida, aliás a par do que tem sucedido nos últimos tempos na Liga espanhola, tem na Champions um palco onde o seu brilho é mais intenso e, decerto, quererá dar sequência às boas exibições que já lhe valeram dois golos e uma assistência nos três jogos já disputados na Champions 2023/2024.

De volta à Liga dos Campeões estão Lewandowski, Raphinha e Pedri, ausentes nos últimos tempos devido a lesões.

O Shakhtar, que na ronda anterior do grupo H, o mesmo do FC Porto, ainda acreditou que poderia trazer pontos de Barcelona (derrota por 1-2), vem de moralizadora vitória na casa do rival Dínamo Kiev, por 1-0, em jogo da Liga ucraniana disputado na sexta-feira.

Apesar do enorme favoritismo do Barcelona, o conjunto do Donbass acredita que pode conseguir uma gracinha no duelo com o gigante espanhol. Já ganhou em Antuérpia, por 3-2. É difícil repetir a proeza com os blaugrana, mas alma não falta a esta equipa de Donetsk.