Premier League: domingo decisivo para o título!
Arsenal e Manchester City protagonizam jogo grande da jornada (IMAGO)

ANTEVISÃO Premier League: domingo decisivo para o título!

INTERNACIONAL31.03.202407:45

Arsenal, Liverpool e Manchester City, que estão separados por um ponto, vão a jogo, em duas partidas de tremenda importância para as contas finais do campeonato

O Arsenal lidera a Premier League com os mesmos 64 pontos que o Liverpool, tendo vantagem na diferença de golos. O Manchester City está logo atrás, com 63. Esta 30.ª jornada do campeonato é, por isso, de incomensurável importância para as três equipas.

Lutar contra a história recente: assim entrará o Liverpool em campo na receção ao Brighton, horas antes de Arsenal e Manchester City se enfrentarem. Os reds não vencem a equipa sulista há cinco jogos e só o fizeram uma vez nos últimos oito. Nestes duelos, os seagulls ganharam três e empataram quatro.

Esta será uma partida especial para Mac Allister, que reencontra o emblema que o “descobriu” na Argentina e onde jogou até ao verão passado. O médio é um dos esteios do meio-campo do Liverpool e poderá ser uma das figuras do jogo, assim como Salah, que está a uma assistência de se tornar no primeiro jogador de sempre a registar mais de 10 golos e 10 assistências em três épocas consecutivas da Premier League.

Jurgen Klopp conta ainda com o regresso de Konaté à defesa; Darwin Núñez também estará disponível, depois de ter falhado os jogos particulares do Uruguai. Já o português Diogo Jota continuará ausente, por lesão, assim como Alisson e Alexander-Arnold. Robertson está em dúvida.

O Brighton terá do seu lado Pascal Gross – ninguém no campeonato tem mais assistências do que o médio (10), que é uma força a ter em conta no ataque da equipa, assim como Adingra, sempre imprevisível a partir da ala. A formação de Roberto De Zerbi tem sido marcada pela irregularidade e, vindo de um triunfo com o Nottingham Forest, tem a hipótese de ganhar em duas jornadas consecutivas pela primeira vez desde setembro.

Onzes prováveis

Liverpool (4x3x3): Kelleher; Conor Bradley, Konaté, Van Dijk, Gomez; Wataru Endo, Mac Allister, Szoboszlai; Salah, Darwin Núñez, Luis Díaz.

Brighton (4x2x3x1): Verbruggen; Veltman, Van Hecke, Lewis Dunk, Estupiñán; Billy Gilmour, Pascal Gross; Adingra, Moder, Enciso; Ferguson.

Um verdadeiro duelo de mestre contra aprendiz. Durante anos, Mikel Arteta trabalhou sob a asa de Pep Guardiola no Manchester City. Esta época, tem a hipótese de suplantar o seu professor, levando o Arsenal ao primeiro campeonato desde os Invencíveis de 2003/04.

O Arsenal vem de oito vitórias seguidas para o campeonato, mas estender essa série será complicado, frente a um City que não perde em casa há 38 jogos, mas que não contará com dois habituais titulares: John Stones e Kyle Walker, que se lesionaram ao serviço da seleção inglesa.

Neste aspeto, os gunners também têm preocupações. Bukayo Saka, Gabriel Martinelli e Gabriel Magalhães estão em dúvida, tendo Arteta dito que «ainda há uma hipótese» de todos jogarem. Mas se assim não for, o Arsenal estará sem três titulares indiscutíveis.

Tendo estas equipas princípios semelhantes (controlo e troca de bola paciente), quiçá será a estratégia mais arriscada que terá melhor resultado. Por jogar em casa, o City, com Rúben Dias e Bernardo Silva (Matheus Nunes está em dúvida, após se lesionar na Seleção), deverá assumir o jogo; a forma como Arteta responderá a isto, quer seja por defender em bloco baixo e atacar nas transições, ou por pressionar alto e ter mais posse de bola, é que poderá decidir o resultado.

Não esquecer ainda que Fábio Vieira estará no lado dos gunners. O português recuperou este mês de uma grave lesão, mas tem sido pouco utilizado por Arteta.

Onzes prováveis

Arsenal (4x3x3): Raya; White, Saliba, Kiwior, Zinchenko; Jorginho, Rice, Odegaard; Trossard, Havertz, Gabriel Jesus.

Manchester City (3x2x4x1): Ortega; Akanji, Rúben Dias, Aké; Rodri, Kovacic; Bernardo Silva, Julián Álvarez, De Bruyne, Foden; Haaland.