Premier League: clubes votam a favor de criar um limite de despesas
Premier League (IMAGO)

Premier League: clubes votam a favor de criar um limite de despesas

INTERNACIONAL29.04.202417:00

Novo modelo económico substituiria as regras de sustentabilidade financeira, que resultaram na dedução de pontos ao Everton e Nottingham Forest

A maioria dos clubes da Premier League votou esta segunda-feira a favor da introdução de um novo limite de despesas que cada emblema terá de respeitar.

Para a medida ser homologada, era preciso a aprovação de 14 clubes, mas apenas três votaram contra: Manchester United, Manchester City e Aston Villa. O Chelsea absteve-se de votar.

Esta proposta vai ser discutida na próxima reunião anual da liga, a realizar-se em junho. Se for aprovada, este novo modelo substituirá as regras de sustentabilidade financeira que estão agora em vigor a partir da época 2025/26.

Essas regras, que resultaram na dedução de oito pontos ao Everton e de seis ao Nottingham Forest esta época, têm sido criticadas por alegadamente castigarem os clubes que têm menos receitas. De momento, está determinado que cada clube não pode registar perdas superiores a 123 milhões de euros ao longo de um período de três anos.

Sob o novo modelo, afirma a Sky Sports, os clubes que competem nas competições europeias só poderiam gastar 70% do valor das suas receitas. Esse limite seria de 85% para quem não estivesse nessas competições.

Estas regulações são baseadas no fair-play financeiro da UEFA, que dita que os clubes não podem gastar mais de 70% das suas receitas em custos com o plantel. Por outras palavras, o valor que cada emblema pode dispender é limitado pela quantidade de dinheiro que gerar.