16 maio 2024, 17:29
Premier League terá um troféu nos estádios de Arsenal e Man. City
'Gunners' e 'citizens' decidem o campeonato na última jornada, no domingo
Manchester City e Arsenal jogam o título inglês. 'Citizens' jogam com o West Ham e só dependem de si. Arsenal tem de vencer Everton e esperar pelo rival londrino
É o dia de todas as decisões em Inglaterra! A derradeira ronda 38 daquele que é visto, por muitos, como o melhor campeonato do Mundo começa pelas 16 horas. Todos os jogos em simultâneo, todas as disputas ao mesmo tempo, com um foco principal: Manchester City e Arsenal podem ser campeões.
Os homens de Pep Guardiola lançaram-se para a conquista do sexto título em sete anos após vencerem, com distinção, o Tottenham, por 2-0, na passada jornada. É inegável o legado que deixa o técnico espanhol, que pode, pela primeira vez na história, tornar um clube tetracampeão inglês. Para isso, porém, falta dar um passo: vencer o West Ham.
«Se formos tetracampeões, o mundo do futebol vai respeitar o Manchester City», disse o espanhol, treinador de Rúben Dias, Bernardo Silva e Matheus Nunes. «Não sei se as pessoas gostam da nossa equipa ou não. Estamos na melhor posição possível. Temos de ganhar um jogo para sermos campeões. Todos queriam estar na nossa posição.» O mote está lançado: é ganhar ou... ganhar.
David Moyes, técnico dos hammers, faz o último jogo no banco dos londrinos e, afirma, «seria difícil parar sequer a equipa sub-14» dos citizens, mas promete «equipa profissional». «Não jogamos para não perder com o Manchester City nem jogamos para ajudar o Arsenal», adicionou.
À mesma hora mas a cerca de 318 quilómetros de distância começa, no norte de Londres e com Everton como adversário, o Arsenal, de Fábio Vieira e Cédric, que faz o seu último jogo a representar os gunners, mas com o rádio ligado no relato do rival do sul da cidade. Mikel Arteta não tem dúvidas: «Eu acredito que o Arsenal pode ser campeão». «Queríamos estar nesta posição. Conquistámos o direito de viver um dia fantástico com os nossos adeptos, uma grande oportunidade, em que podemos levantar o troféu no final. O sonho está vivo. É futebol, há que viver no momento», disse o técnico do Arsenal. Seria o primeiro título em 20 anos ,20 anos depois dos Invencíveis, única equipa a terminar um campeonato sem derrotas na história da Premier League.
88 pontos para Manchester City, 86 para Arsenal. Dois pontos de diferença a um jogo do fim. O empate dos skyblues serve ao vice-líder, que tem vantagem na diferença de golos. (+60 para os primeiros, +61 para os segundos). Tudo está acautelado, com um troféu colocado em cada um dos estádios, à espera de qualquer cenário. É desta que se sabe quem será o campeão inglês da temporada 2023/24.
16 maio 2024, 17:29
'Gunners' e 'citizens' decidem o campeonato na última jornada, no domingo