Portugal com luz verde para revelar explicações do VAR nos estádios
Conselho de Arbitragem da FPF terá recebido autorização da FIFA
A FIFA autorizou Portugal a revelar as decisões do VAR nos estádios, em competições organizadas pelo organismo que rege o futebol mundial. A informação é avançada esta quinta-feira pelo Jornal de Notícias, que acrescenta que o anúncio oficial deverá ser feito ainda esta semana.
Segundo A BOLA apurou, esta nova ferramenta permitirá ao público presente nos estádios ouvir as explicações do árbitro acerca de decisões tomadas após consulta do videoárbitro, através de um sistema sonoro instalado para o efeito nos recintos desportivos.
Este método já foi testado com visibilidade no Mundial feminino de 2023, na Austrália e Nova Zelândia.
Entretanto, a FPF oficializou a novidade, depois da 'luz verde' do IFAB e também da FIFA:
«As decisões do árbitro de campo em situações de intervenção do videoárbitro vão poder ser comunicadas pelo próprio ao público e em direto no estádio, através da instalação sonora, e em casa, por meio da transmissão televisiva. A medida vai ser testada nas competições nacionais onde o sistema VAR é utilizado e irá permitir que os árbitros possam explicar as decisões tomadas. O pedido do Conselho de Arbitragem (CA) da FPF foi aceite pela FIFA e pelo International Board (IFAB), após avaliação do trabalho que tem sido desenvolvido em Portugal. Os organismos internacionais consideraram que a experiência de vários anos da videoarbitragem portuguesa confere-lhe a maturidade necessária para dar o próximo passo
. O CA já tinha requerido o ano passado a autorização que lhe é agora concedida. As comunicações do árbitro ocorrerão em duas situações específicas: - todos os lances em que o árbitro se dirige à zona de revisão do VAR; - e os lances de revisão factual (como por exemplo foras-de-jogo ou infrações cometidas dentro ou fora da área, para assinalar ou não um pontapé de penálti). Esta medida será aplicada nas competições onde o sistema VAR está implantado, designadamente as duas ligas profissionais, Liga BPI, Taça da Liga, Taça de Portugal, Supertaça e fase final da Liga 3. O CA fica a aguardar que a Liga Portugal indique os estádios que reúnem condições para aplicar a medida, numa primeira fase ainda em modo de teste, o mais rapidamente possível.»
Notícia atualizada às 17h21 com o comunicado da FPF