«O Real Madrid é a melhor equipa do Mundo», diz... Messi
Lenda do Barcelona afirmou, em entrevista, que o eterno rival do clube catalão está, atualmente, no topo do futebol
Lionel Messi concedeu uma entrevista ao jornal Infobae. A partir da sua casa, em Miami, o astro argentino deixou várias declarações, tanto sobre o mundo do futebol, como do seu passado e falou ainda da sua vida nos Estados Unidos, ele que, agora, representa o Inter Miami.
Nos EUA, o futebol não tem o impacto que existe, por exemplo, na Europa ou na Argentina, onde Messi é idolatrado. Isso permite-lhe, diz, passar mais despercebido em Miami. «Não saímos muito. Aqui, é bom, porque cada um está na sua vida, ninguém liga ao que cada um veste e é uma cidade onde se encontra tudo. E pronto, nós aproveitamos.»
Durante a entrevista, Lionel Messi falou também da relação com a sua avó, um tema sobre o qual, afirmou, «é difícil falar ainda hoje». É para ela que dedica todos os golos, apontando para o céu.
«Os meus irmãos, os meus primos e eu tínhamos algo especial com ela, porque convivíamos praticamente todo o dia. Ela morreu quando eu tinha 11 ou 12 anos. Era criança, mas sofri muito porque era muito próxima dela, passávamos muitas horas juntos. Nada estranho, só que eu convivi muito com ela. Foi um amor muito grande para mim. Ainda hoje é difícil falar porque lembro-me dela. É muito especial», confessou.
Passando ao futebol, e com a aproximação da Copa América, Leo Messi assumiu o favoritismo. Não só agora, mas sempre. «A Argentina é sempre favorita. Além de termos ganho tudo [a Argentina é a detentora do Mundial e da Copa América], já era dado adquirido que o éramos antes de vencer. Quando começa um torneio, a Argentina e o Brasil são sempre candidatos.» Apesar disso, relembra, há outras seleções fortes: «O Uruguai está muito bem, a Colômbia, o Equador. É difícil jogar todos os jogos. Vai ser uma Copa América muito equilibrada.»
A Copa América foi, durante alguns anos, uma mancha no currículo do esquerdino. Após perder na final do Mundial 2014, surgiram duas quedas em duas edições da prova, duas vezes na final, duas vezes frente ao Chile, o que provocou várias críticas. «Sempre fui indiferente a isso tudo. Apesar de ter passado mal, por coisas que foram ditas, principalmente fora do futebol, tento não dar atenção. Quem mais sofre é a família, que está perto de ti, que sente raiva, impotência. Também acho que houve gente que parecia querer que a seleção se saísse mal para ter um pouco mais de audiência», atirou.
E no quotidiano do futebol? Questionado sobre qual acha ser a melhor equipa do Mundo, Leo Messi escolheu... o eterno rival do Barcelona. «A melhor equipa do Mundo? Diria que é o Real Madrid. São os campeões da Europa. Pelos resultados, são eles. Pelo futebol jogado, é o Manchester City, do Pep Guardiola», completou, deixando a menção ao seu antigo treinador e mentor - Guardiola treinou Messi no Barcelona entre 2008 e 2012.