O feito de Navarro contra os três grandes

Gil Vicente O feito de Navarro contra os três grandes

NACIONAL28.02.202310:30

Fran Navarro continua a mostrar-se um goleador venenoso, quebrando recordes atrás de recordes. Depois de ter marcado na Luz e em Alvalade, no domingo, chegou a vez do ponta de lança de 29 anos celebrar no Dragão - é, aliás, o único jogador do campeonato a assinar tal façanha na atual campanha -, tornando-se, com 29 golos, o melhor marcador da história do Gil Vicente na Liga.

O espanhol chegou a Barcelos no verão de 2022, oriundo do Valência onde teve apenas oportunidade jogar pela equipa B. Rapidamente começou a mostrar ser um matador de pontaria afinadíssima. Na primeira temporada em Portugal, e nas diferentes competições, Fran Navarro atingiu os 16 golos em 35 jogos. Não perdeu o sentido de baliza, prosseguindo esta época a caminhada triunfal num ritmo de tal forma desenfreado que no encontro com o FC Porto superou a marca pessoal, chegando aos 17 golos em apenas 31 partidas.

As contas são, então, fáceis de fazer e no top 5 gilista da Liga, em apenas duas temporadas - e nesta ainda restam mais 12 jornadas -, o ponta de lança espanhol passou a liderar o ranking, com os tais 29 golos, seguido de Paulo Alves (28), Mangonga (27), Carlitos e Samuel (23).

Mas se alargarmos a contabilidade à história global do Gil Vicente fica percetível a forma como Fran Navarro ascendeu a lugares de destaque de forma rapidíssima. E se parece ser mais difícil - ainda que nada se afigure impossível para este valenciano... - alcançar Paulo Alves, o líder destacado com 46 golos em 172 jogos de galo ao peito, não parece ser complicado superar João Vilela - 35 golos em 204 jogos - e Mangonga - 34 remates certeiros em 172 desafios.  Porque Fran Navarro soma 33 golos em 66 presenças com a camisola dos gilistas! Com tamanho aproveitamento seria impossível ao Gil Vicente segurá-lo e tudo indica que o futuro do espanhol seja o FC Porto, com o qual já se comprometeu.