O despertador tocou tarde para os algarvios (crónica)
Fase do jogo entre o Portimonense o Aves. Foto: LUÍS FORRA/LUSA

Portimonense-Aves SAD, 1-2 O despertador tocou tarde para os algarvios (crónica)

NACIONAL25.05.202422:37

Aves SAD chegou ao 2-0 e o Portimonense demorou a reagir; pressão final só chegou para reduzir; um golo que dá esperança para a 2.ª mão

O Aves SAD parte na frente para a segunda mão do play-off, que se realiza a 2 de junho na Vila das Aves, num jogo em que foi melhor durante a primeira hora, período em que marcou dois golos (aos 20 e 47). Os algarvios despertaram tarde, não conseguiram evitar a derrota, mas amenizaram-na para um golo de diferença, deixando tudo em aberto para o segundo jogo.

Os avenses chegaram ao intervalo em vantagem e fizeram por a merecer: foi melhor e além do golo apontado por Anthony Correia, antes John Mercado já tinha falhado boa oportunidade na cara de Nakamura. Jorge Costa surpreendeu com um esquema com três centrais e a sua equipa foi mais pressionante e retirou espaço aos algarvios, limitando-os ao jogo direto, na maioria das vezes sem sequência. As dificuldades eram imensas para o Portimonense, que na primeira parte apenas incomodou num tiro de Hélio Varela e num livre de Carlinhos, detidos por Simão.

E na sequência de um canto o Aves SAD chegou à vantagem por Anthony Correia, que aproveitou uma confusão na área algarvia, para marcar.

Para dar mais profundidade aos corredores, Paulo Sérgio trocou de laterais para a segunda parte, mas sofreu um duro golpe no recomeço, quando Benny entrou na área e sem ângulo desferiu um tiro cruzado que levou a bola a entrar no lado contrário, dando mais conforto à vantagem do Aves SAD.

A reação do Portimonense ao segundo golo tardou, mas quando chegou, Simão passou por momentos complicados. Alemão, duas vezes de cabeça errou o alvo por pouco, Fukui visou a baliza com tiros de fora e Hélio Varela animou o lado esquerdo. Na pressão reduziu num autogolo de Jorge Teixeira, que ao tentar antecipar-se a Midana Cassamá, marcou na própria baliza e até ao fim desperdiçaram boas oportunidades, por Pedrão e Luan Campos, para evitar o desaire, com o Aves SAD a terminar reduzido a dez, por expulsão de Fábio Pacheco.

Veja o resumo: