O defesa mais caro da história, em Euros ou em Libras?

Inglaterra O defesa mais caro da história, em Euros ou em Libras?

INTERNACIONAL05.08.202315:34

Dado que não foram divulgados os valores da transferência de Josko Gvardiol do RB Leipzig para o Manchester City, a Imprensa inglesa avança números e divide-se entre os 77 (BBC), 77,6 (Sky Sports) e 78 milhões de libras (Daily Mail e The Sun).

Mais milhão, menos milhão, todos são unânimes: Gvardiol é o segundo defesa mais caro da história do futebol, isto porque não superou os 80 milhões, de libras, que o Manchester United pagou ao Leicester para contratar Harry Maguire, em 2019.

O problema é que, em quatro anos, a inflação impactou no valor da moeda. Convertendo 77 ou 78 milhões de libras em euros no valor atual, obteríamos um número a rondar os 89 ou 90 milhões de euros. Mais do que os 87 milhões, de euros, que resultou no câmbio de 80 milhões, de libras, em 2019.

É por isto que alguns jornais de referência no Velho Continente, como a Marca, em Espanha, ou o L’Equipe, em França, estão a rotular Gvardiol como o defesa mais caro da história, estatuto que o croata que merece em Terras de Sua Majestade.

Só a título de curiosidade: 80 milhões de libras valem, atualmente, 92,6 milhões de euros. Uma diferença de 5,6 milhões de euros em relação a 2019.