«O Abel não era muito... enfim, não tinha muita técnica»
Pepe, entre sorrisos, elogia um dos adversários do FC Porto no Mundial de Clubes. Em entrevista à FIFA, fala ainda do que pode fazer o Real Madrid
Pepe, internacional português, ex-capitão do FC Porto e jogador do Real Madrid durante dez anos, considera que «a equipa que chegar mais fresca à competição» terá vantagem sobre as restantes competidoras do Mundial de Clubes 2025.
A prova da FIFA tem a sua primeira edição entre junho e julho de 2025, nos Estados Unidos, e conta com a participação de Benfica e FC Porto.
Em entrevista ao canal oficial da FIFA, o antigo capitão do FC Porto gastou os primeiros minutos a falar da equipa que representou até final da temporada passada: «Foi um privilégio ter podido contribuir para que o Porto pudesse estar nesse Mundial. É uma prova que traz muito prestígio para o clube, para a nossa cidade e para Portugal.»
Do lado de fora, agora, o internacional português garante que «o FC Porto vai honrar a competição, como sempre fez».
Desafiado a falar sobre Abel Ferreira, cujo Palmeiras defrontará os dragões, Pepe não deixou de soltar uma piada, com sorrisos pelo meio, ao falar do antigo adversário em campo: «Lembro-me dele, um lateral-direito… Não era muito… enfim, não tinha muita técnica [risos]. Era um jogador de muito trabalho, de ocupar bem o espaço, lia muito bem o jogo e, por isso, as suas equipas têm essa sua identidade também, do que eu acho que ele foi como jogador.»
Depois e antes do FC Porto, Pepe jogou dez anos no Real Madrid. Este lastro permite-lhe deixar uma certeza nesta curta entrevista: «O Real Madrid é uma equipa da qual se pode esperar tudo. É uma equipa que já demonstrou ao longo dos anos que vai lutar para ser campeã. Quer fazer história também. Quer ser, nesse novo modelo de clubes, o primeiro a ganhar uma nova competição.»