Nuno Tavares ganha nova alcunha em Itália

INTERNACIONAL07.10.202422:43

'Expresso', o comboio de mercadorias que a todos serve, aludindo à condição de líder de assistências em Itália. «Sinto-me bem a assistir os meus colegas»

Nuno Tavares é o novo expresso.  Assim o chama a Lazio, clube ao qual o lateral-esquerdo foi emprestado esta época pelo Arsenal, numa alusão à condição de principal assistente da Serie A, como os melhores comboios de mercadorias. «Como posso servi-lo?», assim termina o post nas redes sociais do emblema romano, que ascendeu ao quarto lugar com os mesmos pontos do terceiro (Juventus) e apenas a três do líder Nápoles. Por outras palavras, mesmo que apenas do ponto de vista teórico, a Lazio está ali na luta pelo scudetto.

O jogador formado no Benfica somou, na vitória frente ao Empoli, anteontem, em casa, por 2-1, a quinta assistência em cinco jogos na competição, o que faz dele o jogador com mais passes para golo do campeonato, à frente de Lukaku (Nápoles, 4) e Rafael Leão (Milan, 3).

«Sinto-me cada vez mais em casa, aqui na Lazio. Felizmente as coisas estão a correr bem a nível pessoal e coletivo. Penso que temos estado à altura do desafio e só podemos pensar em melhorar. Ainda temos muito para caminhar, mas para já o saldo é muito positivo», afirmou Nuno Tavares, através da sua assessoria . «Sinto-me bem a assistir os meus colegas de equipa. É bom já ter este entendimento com eles neste curto espaço de tempo. Só podemos melhorar. Estou feliz por estar aqui.»

O esquerdino de 24 anos parece viver o melhor momento de forma  dos últimos tempos e dar razão ao que o treinador laziale, Marco Baroni, afirmou ainda em setembro: «Nuno Tavares é um rapaz com um grande potencial. Não é por acaso que foi jogador do Arsenal.»

Trata-se da terceira cedência dos gunners em três anos, depois das experiências no Marselha (39 jogos,  6 golos) e Nottingham Forest (12 jogos, 0 golos, 0 assistências).

Em apenas cinco partidas em Itália, Tavares já bateu o recorde de assistências numa temporada. O melhor que havia alcançado fora no Benfica, em 2019/2020, com quatro passes para golo em 16 partidas.

O lateral saiu da Luz para Londres em 2021, por €8 milhões. No Arsenal fez 28 jogos, marcando um golo e fazendo duas assistências.