Arouca «Ninguém nos vai tirar a ambição de discutir o jogo com o SC Braga e se possível ganhá-lo»
É um Arouca no 7.º lugar e com a motivação em alta que se prepara para o jogo da jornada 21, diante do atual 3.º classificado da Liga, o SC Braga. Um reduto onde os arouquenses nunca venceram. A equipa liderada por Armando Evangelista conta apenas com duas derrotas fora de portas – com o Benfica e com o FC Porto –, mas está ciente das dificuldades que irá encontrar.
«Há que realçar o terceiro lugar do SC Braga, um lugar confortável. Por si só traduz o valor da equipa e da estrutura que tem. É uma equipa que tem causado dificuldades a todos os oponentes, não é só ao Arouca que as vai causar», reconheceu o treinador do Arouca, este sábado, na antevisão ao jogo.
O desaire europeu do SC Braga [0-4 na receção à Fiorentina] a meio a semana é algo que não irá desfocar a equipa arouquense do essencial. Armando Evangelista relativiza o impacto do resultado nos bracarenses e alerta para a capacidade de reação dos guerreiros do Minho.
«Prefiro lembrar que quando o SC Braga perde em Alvalade por números expressivos, no jogo seguinte acaba por ganhar em sua casa ao Benfica por 3-0. Quando voltou a perder com o Sporting, outra vez por números expressivos, logo a seguir venceu por 4-1 em Famalicão. Prefiro focar-me naquilo que tem sido a resposta do SC Braga após um desaire do que achar que o SC Braga possa estar emocionalmente abatido por ter perdido um jogo a meio da semana por números que não são normais face à valia do clube e dos seus jogadores», recordou.
A estratégia para o duelo em Braga está montada e inclui na receita forte ambição de prolongar o estado de graça dos lobos de Arouca: «Temos também os nossos trunfos. Temos noção do campeonato que estamos a fazer, temos os nossos jogadores moralizados, estão a atravessar um excelente momento que me agrada em termos de capacidade física técnica e tática. Por isso, ninguém nos vai tirar a ambição de discutir o jogo e se possível ganhá-lo, mesmo sabendo da ambição e da valia do adversário.»
«Queremos que esta nossa fase esteja para durar, queremos que a nossa ambição se traduza em exibições e em pontos, não nos restringindo apenas aos jogos em casa. Esta nossa boa fase é fruto do valor que temos dentro do plantel. Há valores que têm despontado, outros têm crescido, há jogadores desconhecidos que começam a ser alvo de referência. Faz parte da máquina que é o Arouca hoje. Já podemos chamar ao Arouca uma máquina, uma máquina que funcione não só em casa, mas em tudo o que seja competição, nos treinos e na vontade de querer fazer bem. Se assim for, os bons resultados estão mais próximos de aparecer. Isto deve-se ao trabalho de muita gente e sobretudo ao trabalho dos jogadores», prosseguiu.
Entretanto, as exibições do lateral-esquerdo Mateus Quaresma têm estado na mira de alguns clubes, correndo a hipótese de saída do brasileiro de 26 anos para o Besiktas da liga turca, cuja janela de mercado encerra precisamente este sábado. O treinador do Arouca foi perentório na resposta.
«Li as notícias na imprensa e a verdade é que sobre esse assunto não sei nada. Até este momento [o da conferência de antevisão] a única certeza que tenho é que o Mateus Quaresma está convocado e estará amanhã em Braga», disse.
Tiago Esgaio, emprestado pelo Braga, está impedido de ir a jogo. No grupo de lesionados estão Weverson e Vitinho. Rafa Mújica tem recuperado e Armando Evangelista deixou no ar a hipótese de o avançado voltar à convocatória.