Nem o dilúvio impediu a reviravolta do Mafra em Leiria
Três golos no segundo tempo garantiram vitória forasteira, após unionistas irem para os balneários a vencer por 2-0; Silas foi expulso no final do jogo
No arranque da 24.ª jornada da Liga 2, o Mafra consumou reviravolta e venceu o UD Leiria, por 3-2, fora de portas.
Sobre o forte dilúvio que se fazia sentir em Leiria, o conjunto do Lis rapidamente procurou estabelecer o domínio no seu reduto e, ainda não tínhamos chegado ao minuto 10, e Vasco Oliveira já nos presenteava com o golo inaugural. Remate de Jordan Van der Gaag e o defesa-central, aproveitando a recarga, fez o primeiro dos dois tiros certeiros que íamos assistir em 45 minutos.
O Mafra não se ressentiu do golo madrugador e passou a assumir as rédeas do encontro. Mesaque Djú, ao minuto 15, podia ter desviado o esférico para o fundo das redes, mas o seu cabeceamento, a cruzamento do parceiro da frente, Diogo Almeida, não teve o melhor desfecho e acabou por sair ao lado. Na sequência, novamente, o avançado a ter uma oportunidade para marcar após excelente passe em profundidade, mas Kieszek acabou por defender para fora.
Apesar de se registar uma melhor qualidade de jogo para a equipa do Oeste, o que importa é colocar a bola dentro da baliza e, como tal, o UD Leiria acabou por chegar ao 2-0, por intermédio de Pedro Empis, antes da saída para os balneários. Jogada bem trabalhada por Lucho Vega a servir o companheiro que, aproveitando a passividade da defesa do Mafra, rematou forte para o 2-0.
Na segunda parte…chegou o futebol total. As duas equipas aproveitaram as tréguas que as condições climatéricas pareciam dar, dispuseram-se, ainda mais, ao jogo e o Mafra aproveitou para reduzir distâncias.
Depois de, na passada sexta-feira, ter sido oficializada a renovação de contrato, Lucas Gabriel (52’) quis, mais uma vez, presentear os adeptos mafrenses e marcou de fora de área o golo que daria início à remontada. Na resposta leiriense, Jordan Van der Gaag (57') demonstrou ter pontaria a mais e atirou em cheio ao posto.
Ao minuto 61, o Estádio Dr. Magalhães Pessoa voltou a ser presenteado com bom futebol e os comandados de Jorge Silas restabeleceram o empate. Jogada de grande envolvimento coletivo a ser iniciada por Miguel Sousa, que colocou na área para Diogo Almeida, e este, com um domínio de peito, assistiu Nibe para o seu quarto golo na Liga 2.
O 3-2 final acabou mesmo por chegar pelo engenho de Miguel Sousa, ao minuto 79. Ainda os unionistas protestavam pelo golo anulado a Vasco Oliveira, após falta de Bura sobre Oláfsson, e, no contra-ataque, Miguel Falé assistiu, como um passe atrasado, o companheiro, para este fechar com chave de ouro uma segunda parte de luxo.
Após o apito final, registou-se alguma confussão entre as duas equipa e Jorge Silas acabou por ser expulso, no seguimento dos incidentes. O central Kaká também foi sancionado com a cartolina vermelha.