Mundial sub-20: Tanlongo titular na vitória e apuramento da Argentina

FIFA Mundial sub-20: Tanlongo titular na vitória e apuramento da Argentina

INTERNACIONAL24.05.202301:01

Com o médio Mateo Tanlongo (Sporting) a titular e a jogar os 90', a Argentina carimbou esta terça-feira o passaporte para a próxima fase do Mundial sub-20 da FIFA, de que é anfitriã, se iniciou no sábado, dia 20 do corrente mês, e irá terminar a 11 de junho, ao vencer a Guatemala por 3-0, em encontro da 2.ª jornada do Grupo A da prova disputado no Estádio Único Madre de Ciudades, em Santiago del Estero.

O primeiro golo da seleção das ‘pampas’, orientada pelo argentino Javier Mascherano, foi apontado por Alejo Veliz, médio de 19 anos do Rosário Central, aos 17’ (1-0). E tudo ficou mais difícil para os guatemaltecos a partir dos 58', quando Santos Vargas, que já tinha sido admoestado com o cartão amarelo aos 39', viu novamente a cartolina e foi expulso, deixando a seleção treinada pelo mexicano Rafael Toledo em inferioridade numérica (dez jogadores, para 11 da Argentina) nos 30 minutos finais.

A Argentina aproveitou de imediato: aos 65', Luka Romero, de 18 anos, médio da Lazio (Itália), de apenas 18 anos, ampliou a vantagem dos anfitriões para 2-0 e praticamente sentenciou o desfecho do encontro. Todavia, aos 82', foi a vez do argentino Tomás Aviles, que também vira o 'amarelo' aos 39', receber também a segunda admoestação... e ordem de expulsão, deixando dez contra dez em campo. Mas a Argentina ainda reforçou a vitória, com o 3-0, apontado aos 90+8' por Maximo Perrone, médio de 20 anos que alinha... no tricampeão inglês, o Man. City.

Após ter vencido o Uzbequistão por 2-1 na 1.ª jornada, a Argentina somou a segunda vitória em dois jogos, chegou aos seis pontos e assegurou a qualificação para a fase a eliminar.

Para este mesmo Grupo A, começaram por defrontar-se, no mesmo estádio e palco, três horas antes, Uzbequistão e Nova Zelândia, que empataram 2-2. A formação da Oceânia segue em segundo lugar no grupo, com quatro pontos, os uzbeques somam um ponto e a Guatemala ainda não pontuou.

Também na noite desta terça-feira, mas para o Grupo B, defrontaram no Estádio Bicentenário, em San Juan, Equador e Eslováquia, encontro em que os sul-americanos (batidos pelos EUA na 1.ª jornada, 0-1) venceram com reviravolta de 0-1 para 2-1. Mate Szolsai adiantou os europeus no marcador (1-0) aos 29’, mas os equatorianos, já no período de compensação ainda do primeiro tempo (45+1’) chegaram ao empate (1-1), por Justin Cuero, e celebraram o tento da vitória (2-1) aos 59', obra de José Sosa.

Antes, tinham-se defrontado, também em San Juan e para o mesmo Grupo D, neste dia os EUA e as Fiji, com os norte-americanos a golearem por 3-0, chegarem aos seis pontos e a apurarem-se para a fase seguinte da competição. Os EUA lideram o Grupo B, enquanto o Equador e a Eslováquia (que goleara as Fiji por 4-0 na 1.ª jornada) seguem na segunda posição, ambos com três pontos. A zero, continuam as Fiji, em pontos e em golos marcados... para sete tentos sofridos em dois encontros.

A 2.ª jornada da fase de grupos prossegue na quarta-feira, dia 24 do corrente mês, com mais quatro jogos. Para o Grupo C, em La Plata vão defrontar-se Senegal e Israel (19 horas em Portugal Continental) e, depois (22 horas em Portugal Continental) é a vez de Japão e Colômbia se defrontarem, os dois triunfadores da primeira ronda: nipónicos bateram Senegal por 1-0 e sul-americanos os israelitas por 2-1 na 1.ª jornada.

Para o Grupo D, em Mendoza encontram-se quarta-feira os dois vencedores da ronda inaugural: a Itália (3-2 ao Brasil na 1.ª jornada) medirá forças com a Nigéria, que no primeiro jogo na prova bateu a Rep. Dominicana por 2-1, quando forem 19 horas em Portugal Continental. Brasil e Rep. Dominicana enfrentam-se também em Mendoza neste dia, a partir das 22 horas de Portugal Continental.