Moreirense-Gil Vicente: sedentos pelo regresso aos triunfos
Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas é palco do duelo entre Pevidém e Benfica. (Foto: Moreirense)

ANTEVISÃO Moreirense-Gil Vicente: sedentos pelo regresso aos triunfos

NACIONAL20.04.202408:00

Cónegos recebem gilistas, com técnico estreante no banco, este sábado, num duelo minhoto

A jornada 30 da Liga traz-nos mais um dérbi minhoto: Moreirense e Gil Vicente medem forças este sábado, a partir das 15.30 horas.

A protagonizarem épocas bem díspares, cónegos e galos voltam a encontrar-se, depois de um empate no desafio da primeira volta, em Barcelos (1-1).

Histórico de confrontos

Os gilistas vão tentar um feito inédito: bater os cónegos no Comendador Joaquim de Almeida Freitas em partidas a contar para o principal escalão. Em oito confrontos, os homens da casa levaram a melhor em quatro ocasiões, registando-se um empate nos outros quatro.

Há duas temporadas (o Moreirense atuava na Liga 2 na época transata), a equipa, na altura comadada por João Henriques empatou (2-2) com os pupilos de Ricardo Soares.

MOREIRENSE

O conjunto de Rui Borges não atravessa um momento particularmente feliz, depois de ter sido derrotado de forma expressiva na Luz (0-3). A formação de Moreira de Cónegos não vence, aliás, desde a ronda 26, quando recebeu e bateu o Arouca (1-0).

Sistema tático: 4x2x3x1

Equipa provável: Kewin Silva; Fabiano, Carlos Ponck, Maracás, Frimpong; Ofori, Gonçalo Franco; João Camacho, Alanzinho, Kodisang; Vinicius Mingotti

Lesionados: Hernâni Infande

Figura: Madson. Debelada a lesão que o afastou dos relvados nas últimas partidas, o extremo brasileiro deve iniciar o duelo com os gilistas no banco de suplentes. Tem sido a grande figura dos cónegos esta temporada, sendo o melhor marcador atualmente no plantel (André Luís marcou mais um, mas abandonou o Moreirense no mercado de inverno).

A antevisão de Rui Borges:

GIL VICENTE

Novo treinador, nova vida para os galos. Depois de um desaire pesado na jornada 29, contra o líder Sporting (0-4), a equipa de Barcelos tem agora pela frente um desafio contra um rival minhoto, na partida que marca a estreia de Tozé Marreco ao leme da equipa.

Sem vencer há sete jogos, o Gil Vicente procura ganhar oxigénio, já que o Portimonense, em lugar de risco de descida, soma menos um ponto apenas.

Sistema tático: 4x2x3x1

Equipa provável: Andrew; Zé Carlos, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes, Kiko Vilas Boas; Pedro Tiba, Martim Neto; Murilo, Fujimoto, Maxime Dominguez; Depú.

Figura: Zé Carlos. O lateral tem protagonizado uma temporada sólida no lado direito da defesa gilista. A cumprir a terceira época em Barcelos, afirma-se como um opção cada vez mais consolidada na Liga, com um golo e duas assistências.

A antevisão de Tozé Marreco: