Marcano e Wendell já valeram seis pontos ao FC Porto
Marcano na pele de goleador
Foto: IMAGO

Marcano e Wendell já valeram seis pontos ao FC Porto

NACIONAL07.09.202314:27

Espanhol (2) e brasileiro fizeram o papel dos avançados com Moreirense, Farense e Rio Ave

Diz o velho adágio popular que quando não se tem cão, caça-se com gato. Na verdade, a velha expressão pode aplicar-se na íntegra ao que se tem passado neste começo de temporada com os pontas de lança do FC Porto, que não tem tido um papel muito determinante nos jogos. Ao invés, os defesas dos azuis e brancos têm demonstrado um papel de relevo no desfecho das partidas, em especial Marcano, um dos capitães da equipa.

Senão, vejamos: na receção ao Farense, numa partida em que mais de 48 mil adeptos sofreram a bom sofrer até ao período de compensação, o espanhol subiu no terreno e marcou o 2-1, levando ao êxtase as bancadas e conseguindo assim três pontos literalmente arrancados a ferros. Foi na sequência de uma assistência com régua e esquadro de Gonçalo Borges, que colocou a bola na cabeça de Marcano, com o central a não perdoar…

O experiente futebolista voltou depois a ser novamente letal em Vila do Conde, onde o FC Porto revelou uma vez mais enorme sofrimento para conquistar os três pontos até ao período de descontos, onde surgiu novamente o espanhol na pele de salvador, impedindo o FC Porto de perder pontos nesta partida.

Quem também foi determinante nas contas do jogo de Moreira de Cónegos foi Wendell, que assinou o golo do triunfo portista sobre os cónegos. O brasileiro aventurou-se numa iniciativa atacante e desferiu um remate à frente da baliza do adversário, um tiro que leva o solo de golo e que valeu mais três pontos muito suados na deslocação ao Minho.

É caso para dizer: quando os pontas de lança não estão com a mira afinada, os defesas têm surgido para resolver o problema. Com efeito, diante do Arouca, nem avançados nem defesas conseguirem evitar a perda de pontos do FC Porto, que assim perdeu uma soberana oportunidade de se isolar na liderança do campeonato antes da pausa motivados pelos compromissos das seleções nacionais.